Comsepat apresenta programação para a Semana Nacional do Trânsito

Transporte e Trânsito
14/08/2014 13h13

A programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2014 já tomou forma. Após elaboração de ideias, o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju reuniu-se nesta quinta-feira, 14, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para a apresentação das atividades que serão realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema da SNT deste ano é "Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre".

No cronograma de ações, estão previstos workshops para a capacitação de professores nas questões do trânsito, debates com foco em acessibilidade, comandos educativos, além do Passeio Ciclístico da Primavera e Dia Mundial Sem Meu Carro, eventos bastante conhecidos pela população. Durante todo o ano, ações como essas já são realizadas pela SMTT, mas, a ideia do Comsepat é intensificá-las no período de uma semana.

Para o diretor de trânsito da SMTT, capitão J. Luiz Ferreira, a realização da Semana Nacional de Trânsito é feita em conjunto para formar uma consciência cidadã nas pessoas. "Teremos inclusive apresentações de trabalhos acadêmicos que envolvem as questões do trânsito. Essa é uma parceria com outros órgãos também. É bacana que tenhamos esse envolvimento e apoio nas nossas diversas ações e as dos demais órgãos que trabalham com trânsito", enfatizou.

Dia Mundial Sem Meu Carro

Um dos principais eventos realizados na Semana Nacional do Trânsito acontece no dia 22, o Dia Mundial Sem Meu Carro. Nesse dia, algumas ruas da cidade são fechadas para carros e ônibus, dando lugar a um jardim interativo, livre para a visitação de pessoas, onde é possível o exercício de atividades esportivas.

De acordo com J Luiz Ferreira, a rua escolhida para a realização do Dia Mundial Sem Meu Carro foi a José do Prado Franco, entre a travessa Hélio Ribeiro e a rua Santa Rosa. Para ele, a ação terá grande visibilidade no Centro da cidade. "É onde a gente poderia levar melhor informação sobre o pedestre", avaliou.

 Passeio Ciclístico da Primavera

Outro evento que acontece anualmente durante a Semana Nacional do Trânsito é o Passeio Ciclístico da Primavera. Todos os anos, mais de dois mil ciclistas pedalam pela cidade chamando a atenção das demais pessoas sobre a importância da convivência harmônica entre pedestres, ciclistas e condutores no trânsito.

O Passeio Ciclístico da Primavera 2014 - Pedalando Sem Barreiras, acontece no dia 21 de setembro, com percurso saindo da Orlinha do Bairro Industrial com destino ao Parque da Sementeira.

Em breve, toda a programação será disponibilizada nos portais da Prefeitura de Aracaju e SMTT.