Curso de Bolos e Tortas direciona mulheres à ocupação e geração de renda

Formação para o Trabalho
15/08/2014 10h48

Nesta semana, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), encerrou mais um curso livre. Dessa vez foi o de Bolos e Tortas, realizado na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Santos Dumont. O curso durou 20 dias e reuniu mulheres de diferentes idades, mas que carregavam algo em comum: a paixão por confeitaria.

Josefa Francisca de Oliveira, de 68 anos, não perdeu um dia de curso. Para o encerramento, cada aluna teve que trazer um doce ou salgado de sua escolha, e ela fez um bolo com recheio e cobertura de chocolate. Antes, Josefa recebia encomendas de bolos de casamentos e aniversário, mas, hoje, prefere fazer somente para a família. "Constituí novas amizades", garante a aluna, em relação às meninas do curso que a chamam carinhosamente de "vovó".

Desde 1997, a instrutora do curso, Ana Virgínia Ramos, trabalha com doces e salgados. Ela conta que, durante as aulas, as alunas também aprenderam noções sobre confeitaria artística, segmento da culinária em que é especializada. "Preparamos massas e recheios básicos para elaboração de tortas, doces, salgados e sobremesas", diz Ana.

A instrutora também explica que as meninas tiveram somente uma semana de aulas teóricas. Em seguida, aprenderam a confeitar - inicialmente em isopores - e a montar tortas, bem como conheceram princípios básicos para a execução de várias receitas. "Com cuidado e dedicação, tudo dá certo", ressalta Ana.

Confeitaria gerando renda

Há dois anos, Ana Paula da Conceição é apaixonada pela arte de confeitar. Atualmente, ela trabalha como auxiliar em uma escola de confeitaria e faz encomendas de bolos artísticos para aniversários infantis e de 15 anos. "Sempre tem procura pelos bolos. O que mais pedem é o bolo de floresta decorado com bichinhos", diz Ana Paula.

A aluna Lígia Pereira, que também trabalha com encomendas de doces e salgados, revela que aprendeu técnicas e segredos que só se veem nas aulas. "Os detalhes é que vão fazer a diferença", revela.