Bibliotecas levam atividades literárias à praça

Cultura
15/08/2014 15h24

A partir de uma ação do Projeto "Bibliotecas em Rede", seis bibliotecas públicas de Sergipe participaram da ação "Biblioteca na Praça: Um Convite a Leitura", realizada nesta sexta-feira, 15, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O evento faz parte da programação especial do mês de folclore e busca criar uma proximidade maior entre as pessoas e o ambiente literário.

Duas unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) participaram da ação, as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes Vieira. Além destas, estiveram presentes a Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, a Biblioteca Pública de Barra dos Coqueiros e a Biblioteca Pública Livro Aberto, de São Cristóvão.

Para a diretora da Epifânio Dória e coordenadora do "Bibliotecas em Rede" em Aracaju, Mirian Elorza,  esta ação mostra a força que o projeto tem.  "Ao reunir as seis bibliotecas, possibilitamos um compartilhamento de ideias, troca de experiências e um trabalho em equipe, mostrando que juntos a gente pode muito", avalia.  Ela destaca ainda que o objetivo desta atividade é divulgar ao público não só o projeto, mas mostrar as bibliotecas como um espaço vivo que vai muito além da leitura.

Na opinião do diretor da Biblioteca Ivone de Menezes, Luiz Henrique Angélico, o projeto é importantíssimo porque leva ao conhecimento de muita gente o trabalho que é desenvolvido nas bibliotecas. "Hoje tivemos aqui muitas pessoas que nunca esteve em uma biblioteca. Então, o projeto Bibliotecas em Rede busca provocar este interesse", ressalta.

Projeto piloto escolhido para ser iniciado em Aracaju, o "Bibliotecas em Rede" foi desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) a pedido do Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP) e vem promovendo encontros e atividades desde julho deste ano.  "Esse projeto busca unir as bibliotecas, detectar as dificuldades e ver o que uma pode acrescentar à outra", explica a diretora da Biblioteca Clodormir Silva, Maria de Fátima Goes.

O evento começou pela manhã com uma caminhada cultural da Praça General Valadão até Praça Fausto Cardoso, onde seguiu com outras atividades como Contação de Histórias, Hora do Cordel, Encontro de Cordelistas e apresentação do Grupo Samba de Paiera, da Comunidade Muçuca, do município de Laranjeiras.

Cordelista há mais de dez anos e com mais de cem cordéis, Zezé de Boquim trabalha na sala de cordel da Biblioteca Epifânio Dória e participou da ação.  "Este evento na praça é muito bom porque vieram muitos estudantes e pessoas que passam para conhecer um pouco mais desse trabalho que faz parte do nosso folclore", conclui.