Cata Bagulho é sucesso no bairro Coroa do Meio

Serviços Urbanos
18/08/2014 15h46

Nas primeiras horas do último sábado, 16, o programa Cata Bagulho iniciou suas atividades no bairro Coroa do Meio. Os moradores puderam ver na prática o que já havia sido informado com antecedência pelos agentes ambientais. O projeto da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorreu toda a região recolhendo materiais que não são levados pela coleta domiciliar e que acabam ocupando espaço em garagens e quintais da população.

Foram recolhidas 14,32 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos grandes sem utilidade. Outras 17,61 toneladas foram de entulho e restos de obra descartados irregularmente nas ruas do bairro. O que pôde ser aproveitado, 1,30 tonelada de material reciclável, foi encaminhado à Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).

O diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana, mais uma vez acompanhou de perto o serviço. "O programa a cada semana apresenta uma aceitação maior por parte da população e percebemos que as pessoas não só colocam os materiais na porta de casa, elas gostam de acompanhar o serviço e até agradecem pela iniciativa. A próxima localidade atendida será o bairro Siqueira Campos", anunciou o diretor.

Para o autônomo Jailton Alves Lima, a ação possibilitou eliminar objetos velhos que já vinham acarretando desordem em casa. "Antes de sair para trabalhar fiz questão de colocar alguns objetos velhos na porta de casa e fiquei satisfeito por ter visto de perto a ação", afirmou Jailton.

O comerciante Manuel Messias Almeida também se mostrou satisfeito com o Cata Bagulho. "Por conta dos produtos que abastecem o meu estabelecimento, geralmente acumulamos caixas e demais objetos que com o tempo perdem a utilidade e, por isso, achei muito interessante a ação que evita o descarte do que não queremos mais em qualquer lugar", justificou.

Às margens do manguezal da Coroa do Meio, alvo constante da prática de descarte irregular, também foram coletados materiais durante a ação. No local já é feito o recolhimento semanal de entulho.