Semfaz treina servidores para operar sistemas de ponta

Fazenda
18/08/2014 15h49

A Secretaria Municipal da Fazenda promove, de 18 a 22 de agosto, das 08 às 12h e das 14h às 18h, o novo ciclo de treinamentos dos sistemas de contabilidade, licitações, contratos e convênios que estarão disponíveis a partir de 01 de setembro de 2014, para todas as Secretarias da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O treinamento será realizado no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), onde cerca de 100 servidores de diversos órgãos da PMA serão capacitados para operacionalizar os novos sistemas. O curso será ministrado pela Empresa Freire Informática, vencedora da licitação.

Essa capacitação visa dar continuidade à fase de modernização e aperfeiçoamento dos servidores, bem como agilizar os processos hoje executados, dando mais segurança e eficiência, garantindo aos contribuintes o melhor atendimento possível. Busca também melhorar a parte gerencial dos recursos públicos com as informações que os novos sistemas irão disponibilizar para que os gestores municipais possam tomar as decisões baseadas em informações consistentes.

"É preciso cumprir as mudanças determinadas na legislação vigente e, principalmente, as mudanças que atingem a parte cultural das pessoas. É importante ressaltar que estamos contando com todo o apoio dos gestores municipais e profissionais envolvidos para concluir com sucesso a implantação", informou o Coordenador Setorial da Central de Resultados da Semfaz, Marcos Dias.

De acordo com o Diretor de Tecnologia e Informação da Freire Informática , Cláudio Oliveira, serão desenvolvidos treinamentos para beneficiar o novo sistema. "Vamos ter treinamento do sistema contábil, pratico, de laboratório de informática, com os usuários operacionais que fazem o processo de contabilidade. Será um treinamento com dados e situações reais", disse Cláudio Oliveira.

Antes deste treinamento, na semana passada, foi executado um piloto que, elaborado com os mesmos usuários, serviu para identificar a necessidade de ajustes dos pequenos detalhes. Está sendo constituída uma plataforma WEB, sendo essa principal vantagem dos novos sistemas. "Vamos sair de um ambiente chamado cliente servidor, que era restrito a rede local e passar a operar num sistema que usa tecnologia totalmente Web", informa o diretor de TI da empresa Freire Informática, Cláudio Oliveira.

A assessora da Coordenadoria Setorial de Tecnologia da Informação/Costi/Semfaz, Rafaela dos Santos Pereira, ressalta que a mudança do Sistema Financeiro da Prefeitura de Aracaju para um sistema integrado nos módulos de contabilidade, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento e financeiro, atenderá às normas da STN - Secretaria de Tesouro Nacional. "O novo sistema vai facilitar no dia a dia, pois seus dados e telas são integrados, fazendo com que os servidores agilizem os processos'' disse Rafaela.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Execução Orçamentária Financeira do DAF, Rosângela Morais Boaventura, o novo sistema trará modernização nos procedimentos diários na execução orçamentária e financeira de cada DAF da PMA."O processo de implantação, através do treinamento na pratica com cada servidor envolvido é de grande relevância para um melhor aprendizado'', observa Rosângela.