GTO passa por treinamento em artes marciais mistas

Guarda Municipal
19/08/2014 08h43

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) continua investindo na capacitação dos integrantes da Guarda Municipal, dessa vez no Grupo Tático Operacional (GTO).

O GTO é um grupo de pronto emprego que atua em ocorrências que exijam uma intervenção especializada, seja ela de ordem civil ou patrimonial. Bem como o combate ao tráfico de drogas nas praças da capital e nos arredores das escolas públicas municipais.

Dessa forma, a qualificação e o preparo são essenciais para que os resultados apresentados à população sejam satisfatórios. O I Nivelamento Tático Operacional realizado em março deste ano foi o pontapé inicial nesse processo de capacitação do grupamento que prossegue a todo vapor.

De acordo com o Diretor Geral da Guarda Municipal de Aracaju coronel Enilson Aragão essa qualificação acompanha a modernização das técnicas. "Uma das prioridades da Semdec é capacitar, treinar e atualizar conhecimentos para todo o efetivo da GMA profissionalizando a categoria com técnicas modernas que acompanham a evolução do enfretamento da criminalidade na sociedade".

Atualmente o grupamento vem sendo treinado na prática das artes marciais mistas, popularmente conhecida como MMA. De acordo com Manoel Messias (jaguar) instrutor faixa preta de jiu jitsu, a arte marcial é fundamental para o bom desempenho das funções do guarda municipal. "O MMA é muito importante no desenvolvimento da resistência física, do autocontrole e também no emprego das técnicas adequadas a cada situação enfrentada no cotidiano de suas atividades. Nos golpes ensinados aos guardas damos prioridade àqueles utilizados na imobilização, contenção e condução de suspeitos e ou acusados de forma a minimizar possíveis danos", explica Jaguar.

Os treinamentos acontecem desde o mês de maio duas vezes por semana no Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA) com os 21 guardiões que compõem o grupamento.