Alunos da rede municipal participam de atividades no Dia Nacional do Ciclista

Educação
19/08/2014 11h16

Cerca de 160 alunos da rede pública municipal de Aracaju participaram nesta terça-feira, 19, de diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista. A ação aconteceu na Escolinha de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e contou com palestra, teatro e orientação simulada. "Nosso foco é trabalhar com as crianças e mostrar como elas devem usar a bicicleta com segurança", destaca Mônica Liberato, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT. "A ideia é fazer de Aracaju a cidade do ciclismo", ressalta.

A ação contemplou a participação de alunos das escolas Alcebíades Melo, Olga Benário, Jaime Araújo e Tenisson Ribeiro. "Buscamos verificar quais escolas os alunos utilizam mais a bicicleta como meio de transporte. E nosso objetivo foi trazer unidades de ensino dos quatros pontos da cidade. Mais do que isso, a intenção de todo o trabalho é oferecer informações para que essas crianças pedalem com segurança", registra Lenalda Gomes, coordenadora de Educação e Projetos da Secretaria Municipal da Educação  (Semed).

Após as palestras e apresentações teatrais, os alunos tiveram a oportunidade de pedalar em um ambiente simulado dentro da Escolinha da SMTT. Com a orientação de dois agentes de trânsito, as crianças observaram na prática como devem pedalar pela cidade, com atenção aos pedestres, placas de sinalização e semáforos. "Gostei muito. Agora sei que não posso passar no sinal vermelho com minha bicicleta. Tem que respeitar o pedestre também", disse Acledson Santiago, 13 anos, aluno do Alcebíades Melo.

Diogo Augusto, 11 anos, também aluno do Alcebíades Melo, aprendeu na prática como deve se comportar no trânsito. Mesmo sendo uma aula simulada com muita diversão, os agentes de trânsito corrigiam cada infração cometida pelas crianças. Diogo, ao ultrapassar o semáforo vermelho, ficou um minuto sem pedalar ao lado dos seus colegas. "Aprendi que nunca mais devo passar no sinal vermelho. Foi um dia muito bom", falou o jovem.

A comemoração Dia Nacional do Ciclista é uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal da Educação  (Semed) e demais grupos envolvidos com o uso da bicicleta na cidade, a exemplo da ONG Ciclo Urbano, Vida de Bike e Aracaju Pedal Livre.