Exposição

Cultura
19/08/2014 16h56

O Mirante Praia Formosa, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe a partir desta terça-feira, 19, a exposição educativa, "Medicina Popular". A pesquisa que deu origem à exposição teve como objetivo resgatar a cultura popular através do uso de ervas e do preparo de medicamentos. A mostra segue aberta ao público até dia 31 de agosto e conta com 10 banners que explicam temas como: remédios da vovó, crenças populares, entre outros.

Realizada em comemoração ao mês do folclore, a mostra permite que alunos, curiosos e a população em geral aprendam mais sobre costumes e tradições. "Sergipanos e turistas têm aqui a oportunidade conhecer mais sobre a existência dessa cultura que defende a utilização de plantas como forma de tratamento. Alguns vendidos no intuito de superstições e outros de remédios caseiros, como: garrafada, lambedor, xarope", explica a vice-presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes.

Ainda de acordo com a professora, a importância de debater questões como esta e inserir no contexto folclórico é proporcionar o conhecimento da medicina popular em Sergipe e no Brasil. "A exposição aborda todo histórico do uso das ervas, raízes e ainda cita três fatores importantes. O primeiro deles é a medicina popular, que a própria indústria farmacêutica resgata na fabricação de remédios, o segundo é as superstições e por último o uso de forma religiosa".

"Adoro as exposições no Mirante. Moro próximo e sempre que posso visito e trago alguém junto, pois acho importante essa agenda repleta de conhecimento que faz o próprio sergipano aprender. Isso sem falar no turista, que se encanta e aprende também. O tema desta mostra traz o resgate da tradição da medicina popular, que é algo debatido no mundo inteiro", comenta a advogada, Ana Beatriz Silva Almeida.

Os interessados em visitar a exposição "Medicina Popular", podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos sábados e feriados, das 9h às 13h. O Mirante fica localizado no Calçadão da 13 de Julho.