Alunos do SESI recebem orientação sobre coleta seletiva

Serviços Urbanos
20/08/2014 15h50

Para cumprir seu papel de garantir a limpeza da cidade e fazer o alerta à comunidade sobre a importância da conscientização ambiental, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) além de contar com o serviço dos agentes de limpeza que trabalham diariamente nas ruas, também leva a campo agentes e educadores ambientais que orientam a população sobre como cuidar melhor do meio em que vivemos. Nesta quarta-feira, 20, alunos do Colégio SESI - Escola de Ensino Fundamental "Roberto Simonsen", localizado no bairro 18 do Forte, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra voltada para a coleta seletiva.

Jovens com idade entre 11 e 15 anos assistiram uma apresentação teatral encenada pelos agentes do projeto "Cidadão Consciente, Cidade Limpa". 

"Esta ação é importante porque a gente consegue levar aos jovens a responsabilidade que é manter a cidade limpa. Hoje, por mais uma vez, colocamos em prática um novo desafio que conta com a participação dos agentes ambientais que desenvolvem uma peça teatral a respeito da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. A iniciativa é baseada em paródias, um cenário representativo contando, claro, com a interação dos alunos", ressaltou a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti.

O professor Idalgicio Barbosa comentou sobre a ação relacionada com os projetos da escola. "Temos um projeto de sustentabilidade que vai culminar com a gincana com o mesmo tema, e o objetivo é conscientizar nossos alunos para a conservação do meio ambiente. A participação da Emsurb e dos agentes ambientais foi fundamental, pois contribuiu com mais informações sobre o tema", ressaltou o idealizador da iniciativa na escola.

A aluna Julia Carolina citou o que mais chamou a sua atenção durante a peça. "A palestra é importante para mudar o pensamento da gente, para conscientizar na hora de separar o lixo corretamente. Acho que todos os bairros deveriam ter a coleta seletiva para colaborar com a preservação do meio ambiente", revelou.

Na quinta-feira, 21, a ação será realizada em um colégio do bairro Santa Maria.

Operacional

Durante toda esta quarta-feira, equipes de limpeza geral seguem em mutirão nos bairros Siqueira Campos e Novo Paraíso. Entre as vias de grande fluxo atendidas estão as avenidas Delmiro Gouveia, Santos Dumont, Adélia Franco, São Paulo, São João Batista, Alberto Azevedo, Visconde de Maracaju, Getúlio Vargas, e as ruas Nossa Senhora das Dores e Acre.

No planejamento de serviços de varrição e roçagem de praças estão os bairros Grageru (Praça Oliveira Belo, Praça Dom José Thomaz, Praça em frente ao Colégio CCPA), Jardins (Praça Miss. Zilda Arns, Praça Alberto Carvalho), Grageru (Praça Clodoaldo Alencar, Praça Zoroastro Rodrigues) e Jardins (Viaduto Manoel Celestino Chagas), além da Av. Francisco Porto, Rua Hélio Maranhão e Av. Osvaldo Aranha. Extração, supressão e poda acontecem nos bairros 13 de Julho, São José, Farolândia e América.

Augusto Franco, Orlando Dantas, Getúlio Vargas e Dom Pedro recebem equipes de limpeza nas áreas que recebem feiras livres, e são atendidas durante e após a sua realização.