Guardas Municipais participam de palestra sobre LER/DORT

Guarda Municipal
20/08/2014 16h25

Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do seu Núcleo Psicossocial, deu início a um Ciclo de Palestras destinadas aos servidores dos órgãos ligados à secretaria. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de promover o bem estar, a interação e divulgar os serviços do Núcleo para os funcionários. Participaram da palestra a Guarda Municipal, a SMTT, o Procon, a Defesa Civil municipal e a Junta Militar.

O convidado desta manhã foi o fisioterapeuta Alisson Paulino, que tratou sobre Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Ele explicou sobre os sintomas, os estágios da doença e os cuidados que cada pessoa deve tomar para evitar o surgimento das lesões. "A LER é causada por lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso decorrentes de tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica (pressionando contra superfícies duras) ou posições desagradáveis por longos períodos. Os sintomas iniciais mais comuns são sensação de peso, dormência e desconforto em áreas específicas", explicou o fisioterapeuta.

Os guardas municipais presentes ouviram atentos o palestrante e ficaram alertas para os riscos da LER. "Para mim a fala do especialista foi bastante satisfatória, pois agregou conhecimento e quebrou tabus em relação às lesões por esforço repetitivo. Foi interessante saber, por exemplo, que é importante fazer um aquecimento antes de iniciar uma atividade e não só o alongamento, como estamos acostumados", observou a GM Valéria Oliveira.

O diretor adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza Santos, estimou a possibilidade de oferecer aos guardas a discussão de temas tão importantes para o dia a dia. "A atividade de hoje está inserida na política de valorização dos recursos humanos adotada pela Semdec e que possui várias vertentes. Sem sombra de dúvidas é uma iniciativa fundamental, uma vez que busca valorizar o profissional, busca valorizar o homem. A palestra de hoje é pertinente, pois é algo que enfrentamos no dia a dia, tanto nas atividades operacionais quanto nas administrativas. Então, deu para esclarecer, orientar e, com certeza, vamos inibir e prevenir algumas doenças provocadas durante a atividade laborativa dos guardas", disse.

Calendário das palestras

As palestras ocorrerão até o mês de dezembro, seguindo um calendário pré-estabelecido pelo Núcleo Psicossocial e todos os servidores ligados à Semdec estão convidados a participar. "Temos o objetivo de fortalecer a pessoa e com isso fortalecer cada instituição. O núcleo é para o servidor, estamos aqui para vocês", enfatizou o coordenador do núcleo e secretário adjunto da Semdec, Arivaldo Barreto.

18/09/2014 - Acidentes de trabalho - 09h/SEMDEC - Palestrante: Aline Rabelo (Psicóloga)
15/10/2014 - Motivação - 09h/SEMDEC - Palestrante: Karla Patrícia (Psicóloga)
20/11/2014 - Relações Interpessoais - 09h/SEMDEC - Palestrante: Conceição Balbino (Assistente Social)
10/12/2014 - Estresse no trabalho - 09h/SEMDEC - Palestrante: Karla Patrícia (Psicóloga)