Oferta de cursos gratuitos de Informática já resultou em 261 capacitações este ano

Formação para o Trabalho
21/08/2014 16h37

Não é difícil notar o quanto a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada. Além de entreterem, os computadores estão presentes a todo o momento no nosso dia a dia, sejam nos caixas das lojas e supermercado ou em órgãos do serviço público. Desse modo, é comum que o mercado de trabalho exija que os profissionais estejam inseridos no ambiente digital.

Hoje, a Prefeitura de Aracaju fornece cursos gratuitos que possibilitam este aprendizado. Ao todo, somente este ano, 261 pessoas receberam certificado de conclusão em cursos de Informática - nível Básico e Avançado - ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O número corresponde a 18 turmas concluídas até este mês de agosto, sendo que outras três ainda seguem em andamento.

"Essa distribuição de vagas para as comunidades, principalmente as carentes, que não possuem acesso às tecnologias, é muito importante", afirma Claudston Barros, que atualmente leciona a temática no Instituto Beneficente Casa da Comunidade, no Bairro Cidade Nova. Enquanto dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012 mostram que 54% das residências brasileiras ainda não possuem um computador, os cursos ainda colaboram para suprir a carência no traquejo.

Para todos

Há três anos como instrutor da Fundat, Claudston garante que a aceitação dos alunos é "muito boa". Na prática, o conteúdo repassado inclui desde a digitação de documentos e formatação de planilhas até a busca de conteúdos na internet. "Eles ficam motivados, porque sabem que é mais um diferencial. Dou aula mostrando as necessidades do gestor na hora de fazer uma entrevista", relata Claudston, que possui na atual turma alunos de 18 a 65 anos.

A disponibilidade dos cursos da Fundat ocorre de forma descentralizada pela cidade, por meio das Unidades de Qualificação e Produção (UQPs) e das instituições parceiras. Entre as turmas deste ano, os cursos de Informática alcançaram os bairros Santa Maria, Porto Dantas, Coroa do Meio, Santos Dumont, Cidade Nova, América e Jardim Centenário.