Saúde de Aracaju, Ministério da Saúde e parceiros discutem ações do ‘Projeto Vida no Trânsito’

Saúde
22/08/2014 16h24

Contribuir para promoção da paz no trânsito, para a preservação da vida e prevenção de acidentes também são ações priorizadas pela Saúde de Aracaju, através do Projeto Vida no Trânsito. A iniciativa, desenvolvida através da Coordenação de Promoção da Saúde (Cops)  e Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva), ligados à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), visa estimular e subsidiar os municípios brasileiros para a realização de ações voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito. 

Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Aracaju nos dias 18 e 19 deste mês para discutir as próximas etapas da implantação do projeto. Além de representantes do Cops  e do Nupeva, também estiveram presentes no encontro representantes de instituições parceiras como Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A coordenadora do Cops, Maria Antonia Maia d’Ávila, destacou que o encontro com os técnicos do Ministério da Saúde foi de fundamental importância para somar esforços. “A reunião contribuiu para que fossem feitos os ajustes necessários, para que possamos colocar em prática as ações voltadas para paz no trânsito”, disse.

Maria Antonia d’Ávila esclareceu que a visita dos técnicos visou reforçar várias frentes do Projeto Vida no Trânsito, a exemplo da melhoria no sistema de informação e softwares usados pelos órgãos públicos para cadastrar dados relacionados aos acidentes de trânsito que ocorrem na capital sergipana. “As informações são essenciais para munir os órgãos competentes com dados necessários para planejar melhor as políticas publicas e ações mais eficazes para prevenir acidentes e preservar vidas”, esclareceu.

De acordo com a coordenadora do Cops, atualmente a Saúde de Aracaju utiliza duas ferramentas de coleta de dados: o Sistema de Informação de Mortalidade, que computa todos os óbitos, e Sistema de Internação Hospitalar, que trata de todas as internações no âmbito do SUS. “O Ministério da Saúde tem incentivado que os órgãos atuem com mais uma ferramenta, que é um software que vai integrar bancos de dados de diversas instituições como SMTT, SAMU, DETRAN, PRF entre outros”, explicou Antonia d’Ávila.

Para agilizar a implantação plena do Projeto Vida no Trânsito, a Saúde de Aracaju está elaborando um decreto de criação do Comitê Intersetorial  e a Subcomissão de Coleta de Dados, Análise e Gestão da Informação. “Esta subcomissão terá como função qualificar as informações geradas pelos diversos bancos de dados e propor projetos de intervenção, focados nos principais fatores de risco de acidentes de trânsito”, afirmou a coordenadora do Cops.

Em janeiro de 2014, o MS também lançou a Portaria Nº 183, que regulamenta o repasse de incentivos financeiros para algumas ações de vigilância em saúde, no âmbito do projeto.