Quadrilha mirim se apresenta no Mirante Praia Formosa

Cultura
22/08/2014 16h30

O Mirante Praia Formosa, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em continuidade às comemorações do Mês do Folclore, apresentou o projeto "Mirando o Folclore Sergipano".  O evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 21, contou com a apresentação da Quadrilha Mirim Rosadinha, do bairro Almirante do Tamandaré.

Por conta do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, todas as unidades da Funcaju estão desenvolvendo atividades com objetivo de valorizar o folclore nacional e sergipano. O Mirante, localizado no calçadão da 13 de julho, também está com a exposição educativa "Medicina Popular", que segue até dia 31 de agosto.

Criada há um ano, a quadrilha Rosadinha conta com cerca de 40 crianças da comunidade e com filhos de integrantes da quadrilha Rosa Dourada. A ideia partiu do marcador Adeilson Soares. "Criamos a Risadinha para fazer parte do São João com a Rosa Dourada. É uma imensa satisfação poder divulgar nosso trabalho cultural, realizado com as crianças do bairro, aqui no Mirante", comenta.

Para a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, o compromisso com a cultura popular é de grande importância, pois o folclore está presente em manifestações que compreendem, desde festas, assim como alimentos, crenças, contos populares, ervas medicinais, danças e folguedos, artesanatos e brincadeiras infantis. "O dia do folclore não deve ser lembrado somente um dia por ano, a cultura que vem do povo deve sempre ser exaltada. Fazemos esse trabalho em nossas unidades através de exposições, jornadas de estudos, apresentações de danças,  músicas e vídeos educativos, para exaltar sobre o folclore brasileiro e sergipano", concluiu.