Escola de Arte Valdice Teles realiza atividades no Dia do Folclore

Cultura
22/08/2014 16h45

O Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira, dia 22, foi marcado por uma programação especial na Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Diversas atrações desenvolvidas por alunos das oficinas na sua maioria foram apresentadas ao público e aos demais frequentadores da Escola.

As atividades iniciaram com a fala do diretor da unidade, Eugênio dos Santos, que destacou e a importância da data comemorativa. "Falar do folclore é como falar da família, pois cada uma tem seus costumes, tradições e valores, que são passados de geração em geração. Por isso levamos nossos alunos, de diversas áreas, a fazer pesquisas e criar apresentações e trabalhos relacionados ao folclore", acrescentou.  

Também dando as boas vindas, a vice-presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes, parabenizou a escola Valdice Teles e ressaltou que, para ela, esta comemoração não deveria acontecer só em um dia, mas em todo o tempo. "O folclore está não está só na música e nas danças, e sim nas nossas superstições, contos populares, comidas típicas, brincadeiras e em tantos outros. Fico alegre em ver a Escola de Artes comemorando esta data, pois resgata e reforça tradições que, de alguma forma, aparecem nas nossas vidas todos os dias", disse.     

A programação seguiu com apresentação do Coral Encanto, da Valdice Teles, que cantou Cantigas de roda.  "O Coral Encanto, já tem muitos anos, mas para hoje ensaiamos um repertório diferente, com músicas de ciranda que as pessoas conhecem. Acho o Dia do Folclore importante para relembrarmos estas músicas populares que temos em Sergipe e no país", comentou Júlio Oliveira, que participa do coral há quatro anos.

A manhã de atividades contou ainda com uma mostra em projeção visual de grupos folclóricos, apresentada pelos atores e professores da Escola, Leirinha e JoiJoi, e com a mostra de artesanato da artesã, Tânia Araújo.  O público também pode assistir à apresentação de ritmos folclóricos, demonstração de capoeira e se deliciar com comidas típicas de Sergipe.

Professor da rede municipal e musico do grupo Cataluzes, Antônio Amaral, disse ter gostado muito da programação. "Já estudei aqui na Valdice e, desde então, gosto de aparecer quando tem eventos. Achei a apresentação de hoje muito interessante, pois trouxe um repertório de cirandas, o que não é comum ouvir em corais. Foi uma satisfação muito grande", reforçou.