Bibliotecas em Rede realiza ação na Barra dos Coqueiros

Cultura
22/08/2014 17h15

O Projeto Bibliotecas em Rede realizou uma ação no município Barra dos Coqueiros, seguindo o seu cronograma de atividades. O projeto, que iniciou em julho deste ano, conta com a participação de duas unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju): as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes, além de outras quatro bibliotecas públicas de Sergipe, escolhidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A ação faz parte das atividades do Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira, 22.

Desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a pedido do Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP), o Bibliotecas em Rede é projeto piloto, que começou em Sergipe e deve seguir até o final do ano. O objetivo do projeto é criar um espaço para que trabalhadores de bibliotecas possam se conhecer, trocar experiências e desenvolver atividades literárias. "Estar vinculada a este projeto é ter uma excelente ferramenta de interação e de troca de informações e conhecimentos. Das seis bibliotecas escolhidas em Sergipe, duas são unidades da Funcaju e com isso podemos desenvolver uma experiência bacana", frisou a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Segundo a diretora da Biblioteca Clodomir Silva, estas atividades que unem a comunidade em datas culturais fazem com que todos saiam ganhando conhecimento.  "A biblioteca na praça é o aprendizado móvel. As escolas e a população que visitaram nosso estande com a exposição Brinquedos e Brincadeiras Populares, adoraram. É uma honra poder cada vez mais trabalhar em prol da cultura e, sem dúvida, participar deste projeto demonstra o resultado do nosso esforço em propagar conhecimento além das paredes", justifica.

Caminhada, contação de história, apresentações culturais e recreação fizeram parte das ações do movimento firmado em parceria com as bibliotecas vinculadas ao projeto. "A intenção é agregar cada vez mais as bibliotecas. No último dia 15, as seis instituições participaram da ação 'Biblioteca na Praça' em Aracaju e, no dia 29 de agosto, encontram-se novamente para uma ação em São Cristóvão", contou a diretora da Biblioteca Epifânio Dória e coordenadora do projeto em Aracaju, Mirian Elorza.

Para a professora Margarete Gomes Santos do 4º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, este evento mostra a importância da integração em prol da valorização da cultura como um todo. "Essa aula a céu aberto é extremamente relevante, pois o aluno aprende através da arte, das exposições, das brincadeiras, do contato com os livretos de cordel e livros infantis. Esta ação está de parabéns, pois foi uma aula para nunca mais esquecer", comentou.

O aluno da Escola São Francisco de Assis, Anderson Santos, ficou encantado com a diversidade de brinquedos e histórias de Cordel. "Adorei essa manhã. Estou aprendendo muita coisa e pude brincar com pula corda, bola de gude e ler vários livretos de cordel", diz.