Vice prefeito de Aracaju inaugura base avançada da Rondac

Guarda Municipal
22/08/2014 20h12

A partir de hoje, a população aracajuana passa a contar com mais um reforço na segurança. Foi inaugurada pelo vice-prefeito da capital José Carlos Machado a primeira base descentralizada da Guarda Municipal, o posto avançado do grupamento Ronda da Capital (Rondac), localizado na rua Deputado Matos Teles, nº 337, conjunto Médici II. O local abrigará um efetivo de 35 guardas municipais (GMs) atuando em escala de plantão, durante todos os dias. A proposta é potencializar as ações de presença nas escolas municipais situadas no Médici e nos terminais de integração.

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, diretores de órgãos municipais, SMTT, Polícia Civil, moradores locais e representantes de entidades representativas, como o Sindicato dos Guardas Municipais e Conselho de segurança do conjunto Médici. Também compareceram os vereadores Lucas Aribé e pastor Roberto Moraes. Na ocasião, o pároco local, padre Félix, realizou a bênção do local e dos guardas do grupamento.

A iniciativa é fruto do anseio dos moradores locais, que vinham clamando por mais segurança no conjunto. "Lutamos muito para trazer essa base para cá e graças a Deus ela foi instalada. Depois do fechamento do posto policial, a comunidade ficou atormentada com o aumento de violência. Os assaltos são constantes e passamos a ficar presos dentro de casa. A inauguração de hoje representa um avanço na área de segurança e a expectativa é de que a tranquilidade volte a reinar no Médici", declarou André Luiz Silva de Araújo, membro da diretoria do conselho de segurança do Médici.

Grande incentivador do trabalho da GMA, José Carlos Machado foi um dos principais responsáveis pela implantação da Rondac no conjunto. Em sua fala ele ressaltou as dificuldades enfrentadas para oferecer sempre o melhor aos aracajuanos. "Para um gestor, administrar uma cidade é algo complexo. É preciso distinguir o importante do fundamental, além de encontrar soluções simples para grandes problemas e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Através de uma pequena reforma, da presença na comunidade estamos ajudando na solução de um problema extremamente complexo. Já existe uma sensação maior de segurança. Minha obrigação é cumprimentar de fato e de coração toda a Guarda Municipal de Aracaju", salientou vice prefeito.

A secretária municipal da defesa social e da cidadania, Georlize Teles, manifestou todo seu entusiasmo com a primeira base descentralizada da GMA e passou uma mensagem aos guardas que compõem a Rondac. "É a crença de um trabalho, a crença de um fazer que resultou nisso. Aos ‘rondaquianos', digo que vocês tem uma missão. A Rondac é o primeiro grupamento que sai do parque da Sementeira e vai para a sociedade. Vocês precisam e devem entender que a missão de vocês é servir ao cidadão. Vocês representam a cidadania do nosso povo. Nós precisamos de vocês para consolidar o trabalho da Guarda Municipal, para consolidar o compromisso do prefeito João Alves Filho. Não tenho dúvidas de que esse trabalho vai ser efetivo. Rondac, avante! O povo de Aracaju precisa de vocês", destacou Georlize Teles.

Complementando a fala da secretária, o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, enfatizou o valor que a base da Rondac tem para toda a sociedade. "Essa sede onde hoje se instala a Ronda da Capital é de suma importância para a Guarda Municipal, para a sociedade e especialmente para a comunidade do Médici, que terá uma assistência diuturna da GMA. Estaremos aqui proporcionando segurança nos estabelecimentos comerciais, nas unidades de ensino, enfim, toda a população terá essa cobertura. A descentralização é um compromisso do prefeito João Alves, da secretária Georlize Teles para atender toda sociedade aracajuana", ressaltou o coronel.

Todo o efetivo da Rondac esteve presente na inauguração. O coordenador do grupamento, GM Dilson Tavares externou o sentimento dos seus colegas em assumir o desafio de estar ainda mais perto das pessoas. "A inauguração dessa base foi um avanço. Traz para nós muito mais responsabilidade e estamos prontos para cumprir a nossa missão. Nós da Rondac estamos muito felizes por esse reconhecimento da prefeitura de Aracaju", comemorou.