Dia do Folclore é comemorado com literatura de cordel na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
25/08/2014 12h40

Em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto, a Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural da Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou  uma palestra sobre a "Literatura de Cordel em sala de aula", com a pedagoga e cordelista,  Isabel Nascimento.  A tarde contou com a presença dos alunos  do Colégio Unificado. 

Filha do cordelista  Pedro Amaro Nascimento,  Isabel escreve esse tipo de literatura desde os seis anos de idade. Aprendeu o ofício das rimas para difundir a sabedoria que recebeu dos pais e, junto com a família, mantém um espaço cultural chamado Casa de Cordel. 

A literatura de cordel teve origem na Península Ibérica e foi trazido ao Brasil por influência portuguesa. Surgiu como forma de trovadorismo, com versos rimados e cantados.  Já no Brasil, seu desenvolvimento ganhou maior força e visibilidade na Região Nordeste. Nos dias atuais chega à condição de poesia popular nordestina, formando uma forte corrente com a cultura e as manifestações folclóricas de cada lugar.

A diretora da unidade,  Fátima Goes, fala sobre a data comemorativa e o porquê dá escolha do cordel. "A Clodomir recebeu a primeira Cordelteca do Brasil e nada mais justo que prestarmos nossa homenagem a esse símbolo de nossa cultura. E nós sentimos no dever de levar as escolas essa arte. Eventos como esse só vem a agregar a todos", afirma.

Para a filha de um dos cordelistas mais conhecido de Aracaju, poder difundir o conhecimento sobre a literatura de cordel para alunos é construir um elo entre a cultura popular e o aprendizado escolar. "Poder propagar nossa cultura e levar aos estudantes minha vivência, é muito gratificante. Cresci vendo meus pais escrever cordel, por isso entrei cedo no mesmo ofício e hoje sou professora e escritora. A biblioteca Clodomir Silva, está de parabéns em realizar eventos como o de hoje, que incentivam esta literatura", conclui Isabel Nascimento.