PMA leva melhorias ao Conjunto Jardim Esperança

Obras e Urbanização
26/08/2014 18h08

Os moradores do conjunto Jardim Esperança foram positivamente surpreendidos com uma movimentação diferente nas ruas. Comerciantes à frente de seus estabelecimentos e transeuntes observam o árduo trabalho de funcionários e máquinas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Além de mais uma ação do programa Rodando no Macio, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o local está sendo beneficiado com uma série de ações de revitalização que estão transformando o cenário da comunidade.  

Surgido com o objetivo de proporcionar vias públicas de qualidade à população, como todo cidadão merece, o programa já ultrapassou a meta inicial de recapear 450 mil metros de vias de 36 ruas e avenidas com fluxo mais intenso de automóveis. Não obstante este êxito, o Rodando no Macio não para; excluindo a palavra acomodação do dicionário, gradualmente, equipes e máquinas aportam onde a falta de investimento de administrações anteriores deixou um legado de problemas, impulsionados por uma palavra-chave: comprometimento.

À frente das casas da rua Vênus, uma estreita reta de asfalto que separa duas fileiras de casas, moradores saíam à calçada para descobrir o que exatamente significava o som de máquinas escutado de dentro de suas residências. À maneira de supervisores, eles aprovavam o trabalho da Prefeitura. Como, por exemplo, a revendedora Jucilene Soares de 22 anos. Sorridente, graças ao recapeamento, ela passou a acreditar na melhoria da situação do lugar, desde a questão da locomoção quanto dos benefícios para seus dois filhos com cinco e quatro anos. "Agora as crianças poderão brincar sem correr risco de se machucar", comemorou Jucilene, dando adeus à preocupação em relação a buracos e trechos irregulares.

Algumas casas adiante, em visita à casa da irmã, José Augusto comparou os tempos em que havia morado na rua Vênus e como, à medida que os funcionários da PMA avançavam no trabalho, a aparência já ia se modificando, uma mudança notória. "Acho que vai bem melhor, mais bonito, isso é bom pra comunidade", afirmou José, enquanto conferia o progresso - antigos buracos desaparecidos - deixado para trás pela máquina de recapeamento asfáltico.

Na calçada do estabelecimento localizado na esquina da rua, Maiara Islene, que, para ajudar a tia no comércio, transita pela região com frequência, comprova o que foi dito pelos outros dois entrevistados, suscitando desta forma a unanimidade da relevância e mais que isso, da importância do Rodando no Macio para que todo aracajuano do conjunto ande, pedale, pilote e dirija por um perímetro urbano que não lhe traga transtorno, mas, sim, tranquilidade e segurança.

Praça

Em paralelo ao Rodando no Macio, outra equipe da Prefeitura trabalha nos acabamentos da reforma da Praça do Conjunto Jardim Esperança. O que antes era abandono, agora adquire um aspecto de renovação. Em breve, os moradores poderão aproveitar os benefícios resultantes do compromisso da PMA no que diz respeito ao patrimônio público de inúmeras maneiras, seja utilizando a praça para caminhadas e atividades físicas em geral, prática de esportes, jogos ou para brincadeiras. Quadra poliesportiva, bancos e mesas de cimento, gangorras, postes de iluminação: partes bem-cuidadas, reparadas e pintadas que compõem um mosaico caracterizado, acima de tudo, pela prioridade de assegurar o bem-estar da população.

Os beneficiários reconhecem a mudança do cenário. Maria Soledade, moradora do Conjunto há 35 anos, dos quais 32 dedicados ao trabalho na creche localizada à margem da praça, faz com propriedade um balanço entre o antes e o depois. "Foi uma luta", diz a auxiliar administrativa, referindo-se a situação pré-reforma. "Agora está bom, mais confortável para as pessoas", completa.

Completando o time de moradores antigos e, por isso mesmo, capazes de traçar um comparativo, Carlos Santos, soldador elétrico reside no Conjunto 35 dos 52 anos de vida. "A segurança e o lazer vão melhorar muito, antes as crianças não tinham onde brincar", conta.

E até mesmo quem não é morador do Conjunto começa a aproveitar o ambiente. Gustavo, de dois anos, passeava com o avô quando viu a praça e pediu para brincar. José George, 62 anos, atendeu ao pedido do neto, que logo passou a desbravar todos os cantos da praça. "Pelo que estou vendo, está bom, a praça é bonita, essa reforma foi boa demais", diz José que tem um prédio nas proximidades há trinta anos.

Campo de futebol

Ainda como parte das ações da PMA na busca por melhorias do patrimônio municipal, reparos no campo de futebol do Conjunto Jardim Esperança seguem em progresso. Bancos, arquibancada e grades que circundam o campo pintados, e reparo com areia onde antes se formava buraco, podagem de árvores, assim a Prefeitura vai dando uma nova cara ao espaço. Para Léo Silva, basta sair à porta de casa para enxergar o campo poucos metros à frente. "Esse cuidado é bom porque traz benefícios pro pessoal do bairro", avalia o morador. "Qualquer ação que traga melhora é bem-vinda", emendou.

Um dos primeiros moradores da região, Manoel dos Santos chegou por ali muito antes de sequer existir o campo e a praça. "Era tudo mato", relembra. Sentado à sombra de uma árvore ele resume o resultado das ações da Prefeitura em poucas palavras. "Hoje a gente está no céu, está bom demais", diz o aposentado, seguido de um sorriso.