CCZ combate mosquito transmissor da Leishmaniose no bairro Olaria

Saúde
26/08/2014 15h05

Até a próximo dia 28 de agosto, equipes de Agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju vão percorrer mediações da Rua 4, no Conjunto Maria do Carmo, bairro Olaria. O objetivo da ação é fazer busca e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença, o flebotomíneo também conhecido pelo nome de “mosquito da palha”.

A dona de casa Nancy Barbosa, de 45 anos, foi uma das primeiras moradores a abrir as portas de sua casa, na manhã desta terça-feira, dia 26, para que os agentes aplicassem inseticida contra o mosquito e passassem orientações sobre como preveni-lo. Barbosa elogiou o trabalho que realizado pelo CCZ. Ela contou que teve uma pessoa da família que adoeceu, mas que já esta em tratamento e observou que a atuação da Saúde de Aracaju para orientar a comunidade e combater o mosquito foi rápida.

“Vejo que é um trabalho importante, pois da mesma forma que minha neta ficou doente outros poderiam ficar. Os Agentes de Endemias agiram rápido, estiveram aqui em casa e nas casas vizinhas passando orientações de como fazer limpeza com mais atenção nos quintais e ter mais atenção com recinto dos cachorros e animais de estimação”, explicou.

O apoiador de campo do CCZ, no bairro Olaria, João Carlos Dias, afirmou que a ação iniciada visa eliminar possíveis focos do mosquito, interrompendo a transmissão da doença. “Além de aplicarmos inseticida contra o mosquito da palha, os agentes visitam casas e inspecionam áreas como quintais e áreas de vegetação e terra, a intenção não é só eliminar locais de risco para a presença do mosquito”, disse.

João Carlos Dias destacou que as pessoas precisam prevenir a presença do mosquito, que mantém criadouros em locais com higienização precária, acúmulo de entulho, vegetação e materiais orgânicos em decomposição. “Os moradores devem manter os locais limpos e organizados, sejam quintais ou terrenos anexos às residências”, afirmou.

Paralelamente a este atendimento, o CCZ também vem agindo no provado Mosqueiro, região do Matapuã. Agentes de Endemias realizam visitas domiciliares que tem como objetivo fazer a contagem de cães e gatos e notificar ambientes propícios ao vetor da Leishmania.

Leishimaniose

A leishimaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença.