Mulheres aprendem a transformar retalhos de tecido em arte

Formação para o Trabalho
26/08/2014 17h45

As oficinas de artesanato já são uma marca registrada da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretária Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Dentre elas, está a de Artesanato em Fuxico, cuja turma foi encerrada na tarde desta segunda-feira, 25, na Associação dos Moradores do Bairro Palestina. O curso reuniu dez mulheres que, em uma semana, aprenderam a transformar retalhos de tecido em peças artesanais.

Com 70 anos de idade, a aluna Carmosa Maria de Jesus foi convidada a participar da oficina pela coordenadora da associação. Experiente em fazer ponto cruz, biscuit e também fuxico, ela conta que seu foco sempre foi produzir peças artesanais para sua casa e para presentear a família e amigos. "A gente conversava, se divertia muito, tomava chazinho e biscoitinho. Tudo de bom tinha aqui", diz Carmosa, entusiasmada com a oportunidade obtida.

Por outro lado, Maria Odete da Costa soube do curso através do salão de beleza da associação. Antes, ela havia feito a oficina de artesanato junino e biscuit. "É uma terapia, conheci pessoas. Vou fazer fuxico para minha filha que vai ter neném", relata Maria Odete. Quem também decidiu participar do curso - e não teve dualidades - foi a aluna Auxiliadora Santos. "Achei fácil, não teve muita complicação", garante.

Detalhes técnicos

Muitos pensam que o fuxico consiste somente na produção de florezinhas de retalhos de tecido. No entanto, segundo a instrutora do curso, Agda Oliver, a técnica vai além. "Tudo que for aproveitado com retalhos é fuxico. É um tipo de reciclagem para decoração sofisticada que está no auge. É um passo para o pacthwork, que é a aplicação de tecidos", explica Agda, que sempre prioriza a produção de arte a partir de produtos recicláveis.

Encerramentos

Enquanto isso, nesta terça-feira, 26, foi a vez de outros quatro cursos livres da Fundat chegarem ao fim: "Atendimento ao Cliente", realizado no Centro São Judas Tadeu; "Caixa de Presente", na Igreja do Siqueira Campos; "Bolsas Finas", na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Bairro Coroa do Meio; e "Material Reciclável", na UQP do Bairro Jardim Centenário. Todos os cursos livres ofertados pela Fundat são gratuitos.