Bolsista da PMA, Duda vence Jogos Olímpicos da Juventude na China

Juventude e Esporte
27/08/2014 16h47

Aos 16 anos, a sergipana Duda Lisboa mostrou que é uma das jovens promessas do esporte brasileiro e mais uma vez subiu ao lugar mais alto do pódio em uma das competições mais importantes do mundo. Nesta terça-feira, 26, a sergipana conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia, ao lado da mineira Ana Patrícia, nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China.

A esportista é apoiada pelo programa Bolsa Atleta, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que tem como intuito incentivar a formação e desenvolvimento de jovens atletas sergipanos. Neste ano, o programa conta com a participação de 80 atletas que estão divididos em três categorias (ouro, prata e bronze).

Duda e o vôlei de praia tiveram uma estreia emocionante na competição. Foi a primeira vez da atleta e da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude, e a vitória não veio fácil. A sergipana, que jogou ao lado da mineira Ana Patrícia Ramos, conhecida como Paty Ramos, enfrentou uma partida complicada e cheia de tensão. O primeiro set, marcado por alguns erros cometidos pela dupla brasileira, indicava o domínio das adversárias, as gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara.

Foi só a partir do segundo set que veio a reviravolta, onde tiveram uma vitória fácil empatando a partida em 1x1. Mas no set de desempate, Duda e Paty iniciaram perdendo até a metade da partida, mais com muita garra e perseverança conseguiram igualar o placar e virando o jogo trazendo o título para o Brasil. A dupla brasileira não havia perdido nenhum set até a decisão que terminou (17/21; 21/13 e 16/14).

Com a vitória da dupla, o Brasil alcança a quantidade de 15 medalhas em Nanquim, mais do que o dobro conquistado durante a primeira edição do evento, realizado em Cingapura, em 2010, que contabilizou sete medalhas.

Títulos

Apesar da pouca idade, completam o seu currículo os títulos de bicampeã mundial sub-19, em Lisboa, em Portugal; terceiro lugar no Sulamericano, no Rio de Janeiro; terceiro lugar nos Jogos Sulamericanos, no Chile; campeã do Circuito BB Challenger, Ribeirão Preto; campeã do Circuito BB sub-23, Ribeirão Preto; terceiro no Super Praia, Salvador; quinto mundial de vôlei de praia Sub-23, na Polônia; Todas estás competições somente em 2014.