Controladoria Geral do Município de Aracaju filia-se ao Conaci

Controladoria Geral do Município
27/08/2014 16h59

A Controladoria Geral do Município de Aracaju deu um importante passo para o reconhecimento em todo o país do órgão. Filiou-se ao Conselho Nacional de Controle interno, CONACI. Esse Órgão exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas.

Segundo o Controlador Chefe, Edgard Silveira, a filiação ao CONACI permitirá a CGM ampliar o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Atualmente 25 estados, mais o Distrito Federal e 13 capitais, incluindo Aracaju, já são filiados, estando em processo de filiação os órgãos de Controle dos municípios de Florianópolis e Salvador.

O ato simbólico de filiação ocorreu na 12ª Reunião Técnica do CONACI, no último dia 22 na cidade do Rio de Janeiro. O secretário-chefe da CGM foi representado pelo Ouvidor Geral do Município de Aracaju, Berivaldo Figueiredo. Nessa reunião, além da filiação das Controladorias de Aracaju e Belo horizonte, foi apresentado o Plano Estratégico CONACI 2014/2015, além do acompanhamento da PEC 45/2009, que dispõe sobre atividades do sistema de controle interno.

Compete ao CONACI, com vistas ao desenvolvimento de uma atuação mais eficaz no controle da gestão pública, por meio de: I - Participação na formulação, na implementação e na avaliação das políticas nacionais de gestão pública; II - Coordenação e articulação das ações de interesse comum dos Órgãos Estaduais e Municipais de Controle Interno; III - Promoção de intercâmbio de informações, de experiências nacionais e internacionais sobre gestão pública e de cooperação técnica entre os seus membros; IV - Realização de seminários, conferências, cursos e de outros eventos de interesse dos seus membros; V - Desenvolvimento de programas e projetos de interesse comum dos seus membros.