Programa Saúde Bucal realiza ação preventiva na USF Dona Jovem

Saúde
27/08/2014 17h31

O Programa de Saúde Bucal, que faz parte da Rede de Atenção Primária (Reap) da Saúde de Aracaju, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, uma atividade educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem. O objetivo foi orientar moradores do bairro Industrial sobre os cuidados para manter a boca e os dentes saudáveis. As odontólogas Ana Cristina Déda e Mirabel Martins falaram sobre os cuidados com a saúde bucal explicando como deve ser feita a escovação.

De acordo com a dentista Mirabel Martins, a ação foi realizada com uma família de seis pessoas que são atendidas na Unidade. "Os moradores dessa região são mais carentes, então, percebemos a necessidade de explicar para essa família a importância de uma escovação correta. Além de tirar as principais dúvidas, fizemos a escovação e examinamos a boca de cada um. Também distribuímos um kit com creme dental e escovas novas", afirmou.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, essa ação faz parte do programa "Sorria Aracaju" e nos próximos dias mais famílias serão assistidas. "Já disponibilizamos para a Unidade novos materiais de escovação para que outras famílias sejam beneficiadas, pois a prevenção é de extrema importância para que possamos evitar doenças que agridam a saúde da boca. A proposta do Sorria Aracaju é utilizar cada vez mais meios preventivos como palestras, rodas de conversas e principalmente uma escovação dental supervisionada, para orientar a população sobre a importância da saúde bucal", explica o coordenador.

Sorria Aracaju

Esse programa é realizado em todas as Unidades de Saúde com os dentistas que compõem a Rede Municipal, praticando atividades juntamente com o Programa de Saúde da Família (PSF). Também são atendidos pelo programa os hipertensos, diabéticos e gestantes, além das ações realizadas com o Programa de Saúde na Escola (PSE) explicando aos alunos da capital sergipana como deve ser feita uma boa escovação. De janeiro a junho deste ano, o programa "Sorria Aracaju" já desenvolveu 45.867 mil atendimentos, com procedimentos preventivos, curativos e cirúrgicos.