Secretária da Educação detalha cronograma do desfile cívico estudantil da rede municipal

Educação
27/08/2014 17h26

A secretária municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, concedeu na manhã desta quarta-feira, 27, uma entrevista coletiva sobre o desfile cívico estudantil das unidades de ensino de Aracaju.  O evento acontece no próximo domingo, 31, a partir das 8h, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos.

"Teremos uma verdadeira aula pública, mostrando a evolução da educação na sociedade desde a antiga civilização até os tempos atuais com o uso das novas tecnologias", ressalta. O tema deste ano será  ´A cidade que educa faz escola que humaniza'. Na ocasião, a SMTT também apresentou as mudanças no trânsito  que se farão necessárias  por causa do desfile.

 "O desenvolvimento deste tema foi feito pelos professores durante a aula inaugural da rede municipal realizada em março. Tivemos um grande envolvimento dos profissionais da educação e isso revela que a nossa prioridade é humanizar a escola", afirma a secretária Marcia Valéria. "Para o desfile, temos o apoio da Guarda Municipal, SMTT, Polícia Militar e Forças Armadas que juntas estarão abrilhantando o evento", acrescenta.

 O tema  ´A cidade que Educa faz a Escola que Humaniza´, escolhido para ser trabalhado no Desfile Cívico 2014, busca ressaltar o trabalho que a Secretaria da Municipal da Educação (Semed) vem desenvolvendo, ao longo de um ano e oito meses, dentro e fora das escolas. "Estamos aguardando a presença de milhares de pessoas e ficaremos felizes com a participação dos cidadãos aracajuanos para prestigiar o evento", convida a secretária.

Esse ano, 40 pelotões estarão desfilando na rua Bahia no Bairro Siqueira Campos, número recorde desde que a Prefeitura Municipal celebra a Semana da Pátria. Mais de três mil alunos da rede municipal de ensino participarão do desfile, juntamente com três escolas particulares, Guarda Municipal, SMTT, Exército, Marinha, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros. Temas como ´Grécia: berço da educação cidadã', ‘Chegada da Educação no Brasil´, ‘Constituição Federal do Brasil de 1988´, ´Jogos Estimulando a Pensar' e a ‘Escola Conectada com o Mundo', serão levadas pelas escolas em carros alegóricos.

Mudanças no trânsito

A partir das 6h da manhã, o trânsito no bairro Siqueira Campos será alterado para que o Desfile Cívico Municipal aconteça com a segurança.  O diretor de Trânsito da SMTT, capitão José Luiz, explicou como irá funcionar o trânsito nas proximidades do evento.

"Teremos 25 postos de serviço, orientando o trânsito em 27 cruzamentos. Vamos iniciar a operação a partir das 6 horas da manhã, com término previsto para as 13 horas. Entregaremos a rua Bahia livre de qualquer veículo para que o desfile seja iniciado pontualmente às 8 horas", detalha.

Com o fechamento da rua Bahia, o fluxo de veículos da rua Mariano Salmeron, sentido Oeste/Leste, será desviado para a rua Distrito Federal, para dar acesso à avenida Desembargador Maynard. Já o fluxo da rua Santa Catarina, sentido Leste/Oeste, será desviado para a rua Amazonas, onde o condutor irá acessar a rua Mato Grosso, Distrito Federal e retornado a rua Santa Catarina.

Os agentes da Mobilidade participarão pela primeira vez do Desfile Cívico Municipal.  O superintende da SMTT, Nelson Felipe, destacou a importância em participar das celebrações que envolvem o sete de setembro e do civismo que deve ser demonstrado por todos os brasileiros.

"Vamos uniformizados dar a nossa participação nesse dia de festa que é o desfile cívico. Pois como diz no hino nacional: ‘Um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte", reforçou.