Reunião de Conselho da Fundat analisa resultados e empossa novos membros

Formação para o Trabalho
27/08/2014 18h23

Aconteceu na tarde de hoje, 27, mais uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretária Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Essa reunião obrigatória mensal tem como propósito aprovar as contas da Fundat e mostrar as ações que têm sido desenvolvidas no acumulado de janeiro ate o mês anterior.

O vice-prefeito José Carlos Machado presidiu a reunião e demonstrou bastante satisfação com as ações do órgão. "Eu presido com muita honra cinco conselhos administrativos aqui na Prefeitura, todos me empolgam, mas tem um que me empolga mais que é justamente esse. Me empolgo pela presteza, pelo entusiasmo, pela vocação de quem administra a Fundat", disse.

Machado afirmou que o trabalho desenvolvido pela Fundat é extraordinário. "Eles fazem tudo a um custo baixíssimo, o trabalho deles onera muito pouco o orçamento de Aracaju porque conseguem sempre recursos em parceria com o Governo Federal. Se tem um jovem que está desempregado e a gente consegue empregar, então estamos resolvendo um problema extremamente complexo de forma muito simples", finalizou o vice-prefeito.

A reunião foi de extrema utilidade. A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, contou que os resultados apresentados foram aprovados por unanimidade. Além disso, quatro novos conselheiros foram empossados, Marlene Calumby, Secretária Municipal de Governo, Igor Leonardo, Secretário de Planejamento e Orçamento, Carlos Pinna Junior, Procurador Geral do Município e Cristiano Barreto, membro da comunidade indicado pelo Prefeito.

No total são 13 conselheiros: José Carlos Machado, Maria Selma Mesquita, Walker Martins Carvalho, Gláucia Conceição Borges Santos Guerra, Abel Gomes da Rocha Filho, Samuel Rodrigues Schuster, José Wolney dos Anjos Filho, José Sérgio da Silva.

Este Conselho foi criado pela Lei 4328, que reestruturou a Fundat. Como a Fundação é um órgão da administração indireta, tem a obrigação de ter um conselho deliberativo para aprovar as contas e deliberar sobre diversos assuntos que envolvam recursos e execução das suas atividades.

Sobre a Fundat

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho tem como propósito executar toda a política de formação profissional e geração de renda. Ela opera com três programas estruturantes que embasam as ações que a Fundat faz, não só de formação profissional, mas de geração de emprego e renda.

O ‘Mais Qualificação' oferta cursos profissionalizantes de curta duração, chamados oficinas, e os cursos de formação inicial e continuada, que têm carga horária mínima de 150 horas em parceria com SENAC, SENAI, SEST/SENAT, SENAR, IFS através do Pronatec. Este programa já capacitou, até o primeiro semestre deste ano, mais de 17 mil pessoas.

O ‘Mais Renda' realiza palestras e oficinas na área de empreendedorismo para feirantes, ambulantes, massagistas, cabeleireiros, doceiros, merendeiras, ou seja, profissões que não geram uma ocupação formal, mas que fazem com que as pessoas se tornem autônomas e montem seu próprio negocio. Mais de duas mil pessoas já foram capacitadas por este programa.

O ‘Mais Renda' executa também o CredPovo, que é a oferta do microcrédito orientado em parceria com o Banese, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste , ofertando linhas de créditos especiais com juros totalmente subsidiados a partir de 0.41% para o público que tem interesse em abrir o seu pequeno negócio e aprimorar o que já faz.

Finalmente, o ‘Mais Trabalho' é agência do trabalhador, responsável pela intermediação da mão de obra. Ele faz o encaminhamento dos desempregados em geral, mas também dos alunos que fazem os cursos de capacitação profissional para que eles deixem seu currículo. Mais de cinco mil pessoas já foram beneficiadas por este programa.

Durante a reunião, também foi anunciado que o Grupo Pão de Açúcar, que pretende abrir uma loja na capital no mês que vem, procurou a Fundat para que fosse encaminhada mão de obra qualificada, gerando assim 135 empregos, com a possibilidade de manter mais 600 em cadastro reserva.