Secretário Adjunto da Saúde de Aracaju participa de reunião do Colegiado do SUS

Saúde
28/08/2014 15h15

O adjunto da Saúde de Aracaju, Adalberto Dantas Canuto Júnior, participou, na manhã desta quinta-feira, 28, da 6ª reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) do SUS. O encontro aconteceu no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), situado na Avenida Tancredo Neves, bairro Jabotiana. Gestores e técnicos das Secretarias de Saúde dos Municípios Sergipanos debateram temas como: ordens de início de construção, de reforma e de ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), avaliação do monitoramento de validação das metas do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Sispacto).

O colegiado também debateu revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI), um processo de Programação da Atenção à Saúde e alocação de recursos financeiros da assistência à saúde que deve ser realizado pelos estados e municípios brasileiros.

Adalberto Canuto avaliou de forma positiva o resultado da reunião. De acordo com ele, o CIE representa um importante fórum de discussão para os gestores da Saúde. “Aracaju tem papel importante neste conselho, pois concentra procedimentos de alta complexidade e grande parte dos procedimentos de média complexidade, além de reunir a maioria dos prestadores de serviços. Diante disso, temos o dever de pactuar medidas e buscar junto aos demais municípios uma melhor resposta para conseguirmos serviços de qualidade, suprindo as necessidades do cidadão”, disse.

Na abertura da reunião, o presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SE) e secretário da Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy Filho, felicitou os novos secretários de Saúde que assumiram as respectivas gestão das secretarias dos municípios de Aracaju, Carmópolis e Própria. 

Eloy Filho enfatizou que Aracaju dispõe de gestores de notável competência. “O secretário adjunto Adalberto Canuto é militante do SUS, um sergipano que tem tido uma atuação de importância a nível nacional em defesa de melhorias para a Saúde”, disse, reforçando que Canuto mantém uma carreira profissional à serviço de gestões de Secretarias da Saúde e do Conselho de Farmácia, onde desenvolveu uma atuação política em prol da categoria e da população.

Durante o encontro, os gestores também foram informados que no dia 5 de setembro será encerrado prazo para inscrições para o VI Congresso de Secretaria Municipais de Saúde que acontecerá de 11 à 12 de setembro, na Barra dos Coqueiros.

Além do secretário adjunto, participaram da reunião, a diretora em Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard e a diretora de Atenção à Saúde da Saúde de Aracaju, Gildete Maria Ávila.