Anjos Azuis da Guarda conscientizam estudantes da EMEF Elias Montalvão

Guarda Municipal
28/08/2014 17h29

Mais um dia em sala de aula mostrando que a prevenção é o melhor caminho para construir uma sociedade com menos violência e consciente da importância do cuidado com bem público. Foi assim que os guardas municipais (GMs) que compõem o Programa Anjos Azuis começaram o serviço na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro. Mais de 90 estudantes participaram da intervenção promovida pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que levou para a escola a palestra sobre depredação do patrimônio e o Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã.

Os GMs Dourival Nascimento e Pâmela Shardosim, do projeto Anjos Azuis nas Escolas, cuidaram da conscientização da criançada, expondo a importância de zelar pela estrutura da escola, de manter as carteiras, paredes e portas limpas, não jogar lixo no chão e preservar o material escolar, que será reaproveitado por outros estudantes. Micaely Regina, de oito anos, fez questão de dizer o que aprendeu. "Não podemos brigar com os colegas, nem riscar as portas dos banheiros. Aprendi que temos que forrar nossos livros e, na hora do recreio, não jogar o papel de bala no chão", disse a aluna do 3ª ano.

Após a palestra, os GMs promoveram uma oficina de esportes, em que as crianças brincaram de corrida e pega-pega. "A intervenção aqui no EMEF Elias Montalvão foi excelente, as crianças interagiram muito, esclarecendo as dúvidas e demonstrando o carinho por nós, GMs. Gostei também da estrutura da escola, que foi reformada há um ano e ainda se mantém em perfeito estado, o que demonstra que o trabalho de educação da unidade foi bem feito e, hoje, nós estamos contribuindo ainda mais", destacou a GM Pâmela.

À tarde foi a vez do Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã, que encenou a peça sobre drogas, na qual o estudante Jaiminho foi induzido pelo malandro Carlão a consumir umas "balas mágicas". Ao final da dramatização, o Carlão acaba sendo detido pelos GMs, que impedem uma outra investida do malandro e o estudante Jaiminho se recupera após fazer um tratamento junto às unidades da Prefeitura.

"A nossa intenção é atingir todos estes estudantes com uma linguagem simples e lúdica, passando a mensagem de que as drogas só fazem mal e que acarreta em consequências ruins tanto para o indivíduo, como para a sociedade. Queremos educar já nas primeiras idades, para que esses alunos percebam desde cedo a importância de lutar por uma cultura de paz", falou a GM Mariana, integrante do Guarda Cidadã.

A diretora do EMEF Elias Montalvão, Antoniélia Ribeiro, aprovou o trabalho da GMA, destacando que a instituição é uma parceira no projeto de sustentabilidade desenvolvido pela escola. "A escola foi inaugurada em março de 2013 e atende um contingente de aproximadamente 400 crianças, com creche e educação infantil. Percebendo que esta comunidade apresentava alguns problemas, resolvemos atuar com um projeto transversal, trazendo a família para dentro da escola. Uma das nossas ações foi conscientizar os alunos da importância de zelar pelo patrimônio escolar e hoje já colhemos resultados, porque não encontramos mais lixo no chão na hora do recreio, por exemplo. A nossa expectativa agora é trazer os pais para a escola nos sábados letivos para participar de atividades de conscientização, potencializando o trabalho de educação das crianças, que passarão a ver as boas maneiras em casa também. Esta escola já uma boa referência na comunidade e a Guarda Municipal é uma parceira nossa e conta com o mesmo reconhecimento local", detalhou.