Saúde de Aracaju ajuda fumantes a deixarem totalmente o vício

Saúde
28/08/2014 18h27

Sensação de uma respiração mais leve, batimentos cardíacos normais, pressão arterial controlada e condicionamento físico melhorado. A medicina confirma que deixar de fumar ajuda até mesmo a superar problemas de saúde como dores de cabeça e sinusite. E como nesta sexta-feira, 29, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Saúde de Aracaju traz histórias de pessoas que há anos lutavam contra o tabagismo mas, que através Programa de Tratamento do Tabagismo oferecido pela Secretaria da Saúde de Aracaju, estão conseguindo superar este vício.

Muitos dos pacientes que procuram o serviço hoje comemoram uma vida mais sadia e livre do tabaco. Esse é o caso do senhor Francisco Freire de Oliveira, que fumou durante 30 anos e decidiu buscar o serviço em abril deste ano, confirmando a eficácia do tratamento. "Iniciei o tratamento e fui até o fim. Consegui abandonar o cigarro de caráter definitivo. Agradeço muito a esse Programa por ter me dado a oportunidade de uma vida mais saudável. Venci o tabagismo. Além de melhorar minha saúde, melhorei minha a autoestima, diminui meu stress e cansaço", comemora o ex-fumante.

Para João Marcos Bezerra, 70 anos, fumante durante 50 anos, a ajuda veio como forma de colaborar com a força de vontade. “Sozinho eu não conseguia parar de fumar, mas com o Programa fico mais motivado a parar, com o objetivo de ter uma vida mais saudável. Por conta do cigarro já apresento alguns problemas de saúde e os médicos já constataram que tenho Enfisema Pulmonar. Estou procurando esse serviço porque é importante ter uma ajuda. A ação da Prefeitura é boa e o meu objetivo é aproveitar essa oportunidade para deixar de vez o vício”, explica.

Já a senhora Maria Lima do Nascimento, 56 anos, explica que começou a fumar com oito anos e que com a ajuda de sua irmã, decidiu parar de fumar buscando fazer o tratamento. “Minha irmã participou há três meses desse Programa e conseguiu deixar o cigarro. Estou aqui com o mesmo objetivo, deixar esse vício para não fazer minha família sofrer. Com esse tratamento, além de melhorar minha saúde, sei que estou realizando o sonho de minha família em me ver longe do vício”, explica.

Novas turmas para tratamentos

A coordenadora do Cemar do Augusto Franco, Graça Barros, explica que os interessados já podem se inscrever no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco. Basta comparecer com documento de identidade e cartão do SUS, para realizar a entrevista e começar o tratamento. “O serviço mantém a disposição dos usuários uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e assistente social. Além disso, são fornecidos adesivos, medicações e cartilhas que são disponibilizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, explica.

 Segundo a assistente social, Analice Soares, o tratamento inclui o uso de medicamentos para tratar a dependência química, e uma abordagem psico-comportamental. “Nós não fazemos apenas o paciente parar de fumar, pois trabalhamos também a dependência psicológica, emocional e comportamental. As reuniões são realizadas para que os pacientes compartilhem experiências, e desenvolvam hábitos mais saudáveis, tanto com a ajuda dos profissionais como também a ajuda do próprio grupo”, afirma.

Atualmente o serviço possui 60 pessoas e é realizado em seis reuniões durante oito semanas. As quatro primeiras reuniões são semanais e as duas últimas são quinzenais. O Programa funciona de segunda a sexta-feira a partir das 14h. Os interessados podem ligar para o número: (79) 3179-2743 ou 3179-3004.