Curso de Produtor de Queijo desperta desejo por empreendedorismo

Formação para o Trabalho
29/08/2014 10h41

Além de formar para o mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) também incentivam as práticas empreendedoras. Exemplo disso é o curso de Produtor de Queijo, encerrado nesta semana e que foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

O curso aconteceu em uma unidade móvel do Senai, localizada na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Jardim Esperança. Responsável por ensinar a parte prática, o instrutor de Tecnologia em Alimentos Everton Santos conta que esta foi a sua primeira turma de Produtor de Queijo e garante que os alunos se mostraram focados e dedicados a aprender. "Os que ficaram foram comprometidos com o curso e com o aprendizado", afirma Everton.

Segundo o professor, embora a demanda por profissionais da área de alimentos seja grande, foi possível observar na turma outro tipo de interesse. "Percebi a vontade deles em empreender. Ficaram atentos aos custos e matéria-prima", ressalta. Ainda de acordo com Everton, os alunos puderam acompanhar todo o fundamento teórico da produção de queijo - que vai desde a obtenção da matéria-prima (leite), noções básicas de higiene e manipulação de alimentos até a produção de vários tipos de queijos como o coalho, ricota, mozarela, além de produtos adicionais como iogurtes e doce de leite.

Desejo de empreender

"Tenho uma pequena produção de leite. Agora, quero fazer queijo e vender para uma queijaria". Esta é a ideia de Saulo Monteiro, dono de uma pequena fazenda localizada na cidade de Porto da Folha. Antes do curso, ele tentava produzir o queijo, mas, por não possuir as técnicas necessárias, as tentativas não davam certas e ele perdia litros de leite. Desta vez, o aluno pretende entrar em contato com o Credpovo, setor da Fundat responsável pela concessão de financiamentos, a fim de contribuir para a abertura de negócios. "Quando você agrega valor a um produto, a rentabilidade é maior", acredita Saulo.

Com vontade de abrir uma queijaria, Brenda Oliveira, de 20 anos, ressalta que este curso é uma oportunidade para quem deseja empreender. "Depois de uns objetivos alcançados, quero comprar uma fazenda para ter uma queijaria e uma criação de suínos", diz Brenda. Ela destaca ainda que o curso a preparou para instruir, da maneira correta, os seus futuros funcionário, e também vê no Credpovo uma oportunidade de começar o seu negócio.