Bibliotecas em Rede desenvolve ação em São Cristóvão

Cultura
29/08/2014 13h00

O Projeto Bibliotecas em Rede realizou uma ação no município de São Cristóvão, na manhã desta sexta-feira, 29, seguindo o seu cronograma de atividades iniciou em julho deste ano. Das seis bibliotecas que participaram do projeto, duas são unidades vinculadas à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju): as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes, que foram escolhidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a pedido do Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP), o Bibliotecas em Rede é um projeto piloto, que tem como objetivo aproximar os trabalhadores de bibliotecas, para que eles possam trocar experiências e desenvolver atividades conjuntas. "Estar vinculada a este projeto é ter uma excelente ferramenta de interação e de troca de informações e conhecimentos", frisou a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

A programação no município começou com uma caminhada que saiu da Praça Centro até a área externa da Biblioteca de São Cristóvão, onde aconteceram as exposições e demais atividades. No local, estudantes e moradores puderem ter contato com os livros e brinquedos disponíveis pelo evento. A população também pode assistir à apresentações artísticas e folclóricas, a exemplo do tradicional "Reisado", e experimentar algumas comidas típicas.      

Segundo Maria de Fátima Góes, diretora da Biblioteca Clodomir Silva, estas atividades que unem a comunidade fazem com que todos saiam ganhando conhecimento.  "A biblioteca na praça é o aprendizado móvel. As escolas e a população visitaram nosso estande com a exposição Brinquedos e Brincadeiras Populares e estão adorando. É uma honra poder trabalhar em prol da cultura e sem dúvida participar deste projeto demonstra o resultado do nosso esforço em propagar conhecimento além das paredes", justifica

Contação de história, apresentações culturais e recreação fizeram parte das ações do movimento firmado em parceria com as bibliotecas vinculadas ao projeto. "A intenção é agregar cada vez mais as bibliotecas. Esta é a última atividade do mês de agosto. São Cristóvão recebe hoje a "Biblioteca na Praça", um encontro que movimenta a população, bibliotecas e escolas", contou a diretora da Biblioteca Epifânio Dória e coordenadora do projeto em Aracaju, Mirian Elorza.