Palestra orienta gestantes sobre o parto e cuidados com o bebê

Saúde
29/08/2014 14h32

Equipes de profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, no bairro América, organizaram um encontro especial para 32 gestantes na manhã desta sexta-feira, dia 29. As futuras mamães, que fazem o pré-natal na unidade, foram convidadas a assistir um ciclo de palestras, abordando os temas: “sinais do trabalho de parto”  e “cuidados com o recém-nascido”.

Para colaborar nessa ação, a administração da Unidade convidou alunos residentes de Enfermagem Obstetrícia da Universidade Federal de Sergipe para uma encenação teatral. A enfermeira Nívea Valença, reforçou que esta foi a quarta reunião realizada com o grupo de gestantes acompanhadas pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF). “O objetivo é passar todos os cuidados mais importante para as mães de primeira viagem que ainda não sabem o que fazer com a chegada do filho”, enfatizou.

Durante o encontro foram repassadas orientações como o momento certo de ir para a maternidade e sinais de como perceber que a gestante está entrando em trabalho de parto (contrações intensas em intervalo de dez minutos). “Além disso, as palestras abordaram  cuidados fundamentais com a saúde do bebê, o banho, cuidados com o umbigo, calendário de vacinação, trocar de fralda, posição correta de se amamentar”, disse Nívea.