Artesãs levam técnica artesanal para internos da Fundação Renascer

Serviços Urbanos
29/08/2014 15h54

Durante um período de quinze dias, adolescentes que cumprem medida socioeducativa na sede da Fundação Renascer tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Reciclart da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Duas artesãs da Oficina de Papel repassaram para os internos as técnicas de como confeccionar artigos decorativos utilizando cola e jornal. O resultado deste trabalho foi a exposição das peças confeccionadas pelos internos realizada nesta sexta-feira, 29 de agosto.

De acordo com a assistente social da unidade, Greice de Oliveira Souza, a iniciativa possibilitou a integração do grupo e até um retorno financeiro. “Eles adoraram participar do projeto, durante quinze dias se esforçaram para aprender a fazer os artigos que hoje estão sendo expostos na mesma oportunidade em que comemoramos os aniversariantes do mês. Agradecemos o apoio da Emsurb em disponibilizar as artesãs que ensinaram aos adolescentes como confeccionar os artigos, que hoje já permite um retorno financeiro para eles”, explicou.

A artesã Elizabeth de Sá comentou sobre a experiência. “Os meninos são muito talentosos e se mostraram interessados em aprender. O artesanato permite que eles ocupem o tempo e tenham ainda a chance de garantir uma renda com a venda das peças”, disse.

Comunicativo e bastante satisfeito ao ver suas peças sendo expostas na ocasião, um dos jovens compartilhou a sua expectativa em relação ao projeto. “Espero que nos permitam continuar com esta parceria, pois foi através da paciência e dedicação das artesãs que nos ensinaram a fazer cestas e vasos para que possamos comercializar as peças. Fiquei muito feliz em ter participado”, afirmou o interno.