Desfile Cívico Municipal: tradição na rua Bahia

Agência Aracaju de Notícias
31/08/2014 12h26

O desfile já é tradição para os moradores da Rua Bahia e arredores. Diversas famílias se acomodam desde cedo nos muros e calçadas ao longo do percurso para poder ver mais de perto todos os pelotões e não perder nenhum detalhe da festa cívica.

É o caso da dona Maria Vieira, com 77 anos, afirma que acompanha o desfile todos os anos desde o seu começo. "É uma verdadeira festa, gosto de tudo do desfile, acompanho de perto há mais de 30 anos", conta Dona Maria. Ao lado dela, se encontrava a filha, Antonia Barbosa, com o pequeno Lucca Gabriel no seu colo. Antonia afirma que é frequentadora assídua do desfile, acompanha todos os anos junto da família, e para o pequeno Lucca, de dez anos, não tem dúvida: o melhor da festa são os militares.

E parece que não é só uma pessoa que acha isso. Joana Sueli, que possui casa na Rua Bahia nos conta que os militares são realmente os favoritos da festa. "Acompanho todos os anos os desfiles daqui do muro de casa, e o que não perco de jeito nenhum é o pelotão dos militares", afirma Sueli.

Já para a adolescente Eris Silva, o que mais agrada são as escolas. A cadeirante, junto da mãe, acompanhava da calçada a movimentação dos pelotões. Eris conta que já vem ao desfile há cinco anos, e afirma: "o que me deixa mais feliz são as músicas e os figurinos usados no desfile".

Não resta dúvida que o desfile já virou tradição, dá pra ver no rosto, tanto dos jovens quanto dos de idade mais avançada, que a festa cívica representa algo muito especial para cada um deles, e que esse sentimento será passado de gerações para gerações, tornado assim, o desfile um evento único para todos os moradores da região.