História e Educação inspiram o conceito do Desfile Cívico Municipal

Agência Aracaju de Notícias
31/08/2014 14h18

Com o tema "A Cidade que Educa faz a Escola que Humaniza", as escolas da rede municipal de ensino deram um show de patriotismo e mostraram a evolução do ensino durante o tradicional Desfile Cívico Municipal. Após um trabalho árduo de quatro meses, entre idealização, criação e ensaios, os alunos conseguiram transmitir para o público a essência das transformações na Educação. E para chegar ao objetivo final a comissão organizadora buscou inspiração em contextos históricos do Velho Mundo, Mundo Moderno, Brasil, a fundação da escola brasileira, Educação e atualidades.

Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Valéria, a intenção é abordar as transformações e democratização do ensino, desde o início da civilização até a contemporaneidade. "De modo muito especial tratamos desse tema junto das nossas unidades de ensino e levamos como forma de uma aula pública no Bairro Siqueira Campos. O objetivo principal é promover o patriotismo, o exercício da cidadania e mostrar que com a democratização do ensino, todos podem aprender", salienta. 

O professor José Marques compõe a comissão organizadora do desfile cívico e detalha a origem das inspirações. "A ideia central foi montada a partir do conceito de cidadania, educação, pátria, civismo e evolução", completa. O docente explica que para se chegar ao conceito foi feita uma ampla pesquisa sobre os primórdios da educação, o Iluminismo, a era do Brasil Colônia e as estratégias que o Governo Municipal tem utilizado para garantir a qualidade do ensino.

 "Começamos a desenvolver o roteiro do desfile há quatro meses. Buscamos informações sobre a Grécia Antiga, a fase de transição da Idade Média para Idade Moderna, a fundação da escola brasileira, as reformas nas linhas de ensino, bem como a Independência. Todos esses momentos históricos compõem a ideia que tentamos transmitir e inspirar as escolas", pontua José Marques.