Emsurb mantém limpeza e organização no Desfile Cívico Municipal

Serviços Urbanos
01/09/2014 09h45

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuou com suas duas diretorias no Desfile Cívico das escolas do município neste domingo, 31 de agosto. A diretoria de Controle Operacional designou seis equipes para manter a limpeza do local. Já a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento organizou o comércio ambulante durante todo o evento e cedeu banheiros químicos para comodidade do público.

No decorrer do desfile, 24 agentes de limpeza atuaram nas ruas adjacentes à via do desfile, Rua Bahia, bairro Siqueira Campos. “Mantivemos duas equipes durante o evento para recolher os resíduos. Após a passagem de todas as escolas, outras quatro equipes, com 48 agentes, fizeram a limpeza de todo o percurso para recolher o que foi deixado também pelo público”, explicou o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes.

Na ação que foi iniciada às 6h, foram utilizados três caminhões tipo caçamba, um veículo coletor e um carro-pipa. As imediações do palco foram lavadas antes do início do desfile. As equipes que organizaram o comércio ambulante no local também começaram o trabalho no início da manhã. Dez fiscais e dois coordenadores atuaram até o final do evento.

“Logo que chegamos orientamos os comerciantes a não se instalarem nas calçadas nem na via principal do desfile. Ao longo do evento continuamos a fiscalização para que ninguém invadisse os locais não permitidos”, esclareceu o coordenador de fiscalização Daniel Lessa.

A comerciante ambulante Elaine Duquinto foi em busca de boas vendas e manteve-se no local estipulado pelos fiscais. “Já trabalhei aqui outros anos e eles sempre orientam a ficar num lugar fora da passagem. Acho que o movimento vai ser bom”, afirmou ela logo no início do desfile.

A Emsurb atuou ainda no isolamento da área e na cessão de 16 banheiros químicos, inclusive para pessoas com deficiência, além dos 10 equipamentos já contratados pela Secretaria Municipal de Educação, organizadora do desfile.