Desfile Cívico Estudantil marca início das comemorações da Semana da Pátria

Educação
01/09/2014 16h42

Um show de aula em plena via pública. Assim pode ser definido o Desfile Cívico Estudantil de 2014, em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o evento cívico patriótico reuniu um grande público formado por crianças, jovens, adultos e idosos, no domingo, 31, na Rua Bahia, Bairro Siqueira Campos.

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, classificou o desfile como belíssimo e se mostrou satisfeito com o tema central escolhido pela Semed que, na sua avaliação, ajudou bastante na forma como os alunos expuseram os sub-temas. "Tivemos um desfile maravilhoso que mostra a importância dos filósofos gregos e relata os tempos modernos da educação", observou.

O prefeito disse ainda que estava se sentindo emocionado pelo desempenho das escolas. "Algo que me entusiasma muito é a participação dos professores, que espontaneamente desfilaram. Não podemos pensar em melhorar a qualidade da educação sem contar com os professores que são peças fundamentais", elogiou João Alves Filho.

Este ano, o tema central do desfile foi "A Cidade que Educa faz Escola que Humaniza", que buscou ressaltar o trabalho que a Semed vem desenvolvendo ao longo de um ano e oito meses dentro e fora das unidades de ensino. Cerca de 3.500 alunos de 28 escolas da rede municipal e três da rede particular participaram das festividades de abertura da Semana da Pátria.

O desfile foi aberto pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que, ao lado do vice-prefeito, José Carlos Machado, e da secretaria da Educação, Márcia Valéria Lira Santana, hastearam as bandeiras do Brasil, Sergipe e Aracaju ao som do Hino Nacional, executado por alunos da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olga Benário, que tem como maestro Alex dos Santos.

Marcia Valéria disse que estava extremamente radiante com o desfile cívico escolar da rede municipal em virtude do evento se constituir não só numa comemoração a maior data do país, a Independência, mas sobretudo, em consequência de ser uma oportunidade dos alunos poderem fazer em plena via, ao ar livre, uma grande aula pública em prol do cumprimento da cidadania ao tratar do tema.

Volta ao berço da civilização

"Nesta perspectiva, os estudantes trazem para o público presente uma volta especial ao mundo desde o berço da civilização grega até os dias contemporâneos, aliado às novas ferramentas de tecnologia que vêm sendo utilizadas nas escolas da rede municipal de Aracaju. Agradeço também a somação das unidades de ensino particulares e das Forças Armadas, bem como a Guarda Municipal no que diz respeito à segurança do evento", observou, agradecendo também a SMTT, que organizou o trânsito oferecendo segurança ao público que prestigiou o desfile.

Por sua vez, a secretária adjunta da Educação, Osvaldina Ribeiro da Cruz, disse que o 7 de Setembro é um marco da história do Brasil, em que a Semed reforça junto aos alunos o patriotismo, civismo e cidadania em prol da construção de uma sociedade mais justa. "Comemoramos uma data importante em que as escolas municipais", salientou.

O capitão dos Portos de Sergipe, Clésio Misson, considerou a data como muito importante para a Marinha como uma das três Forças Armadas. Dessa forma, ele disse que se sentia honrado em prestigiar o Desfile Cívico voltado para os estudantes  e poder mostrar a integração que existe da Capitania dos Portos com a Prefeitura de Aracaju.

"Neste desfile, estaremos na avenida com uma tropa a pé, além de viaturas e uma embarcação que utilizamos para inspeções navais em todo Estado", explicou o capitão Clésio Misson, destacando que este é um dos meios utilizados nas fiscalizações, uma vez que Sergipe, apesar de ser um Estado pequeno territorialmente, é rico em vias hídricas.

O comandante do 28º Batalhão de Caçadores (BC), Marco Augusto da Silva Neto, afirmou que a referida cerimônia cívica era um momento para aprimorar a integração das Forças Armadas numa data tão importante como a Independência do Brasil. "O Exército sempre prestigia eventos como esse, que permitem a integração com a sociedade civil. Estaremos na avenida com a banda de música do 28º BC e cerca de 40 homens desfilando", concluiu. 

Sub-temas abordados pelas escolas

Cada uma das 28 escolas da rede municipal abordou um sub-tema. A primeira a entrar na avenida foi a EMEF Presidente Vargas, que trouxe um carro-alegórico retratando vários pontos turísticos de Aracaju. O sub-tema tratado foi "Grécia: Berço da Civilização e da Educação Cidadã", em referência aos primeiros filósofos helênicos, com Platão, Pitágoras, Arquimedes, Diógenes, Aristóteles e outros.

A segunda escola a desfilar foi a EMEF Anísio Teixeira, que destacou "A Chegada da Educação ao Brasil", por intermédio dos padres jesuítas considerados os primeiros educadores do mais novo país recém descoberto no século XVI. A EMEF Oviêdo Teixeira apresentou a "Educação Iluminista", através dos métodos de estudos como caligrafia e até a proibição do ensino de outros idiomas que não fosse o português.

A EMEF Alencar Cardoso destacou os "Educadores Sergipanos", a exemplo de Aglaé Alencar, Leão Magno, Núbia Marques, Letícia Soares, Maria Thétis Nunes, Benedito Oliveira, Bosco Seabra e outros. Por sua vez, partindo para a área de tecnologia que vem sendo implanta na rede municipal pela Semed, a EMEF Juscelino Kubischek abordou como subtema, "Aprender Jogando", e a EMEF Thétis Nunes falou sobre "Raciocínio Rápido Ajuda a Aprender", ou seja, "Jogos Estimulando o Pensar".

Na área esportiva, a EMEF Otília de Araújo usou como subtema "Descobrindo Talentos", em referência aos alunos-atletas, enfatizando que "O Esporte Integra e Socializa". "O Meio Ambiente e a Sustentabilidade Escolar" foi o subtema da EMEF Florentino Menezes.

Finalmente, a EMEF Antônio Costa Melo encerrou o desfile enfatizando que a "Educação Transforma" sob os aspecto de "Reciclagem  e reutilizar com Educação". Na oportunidade, alunos e professores exibiram uma faixa onde pediam para que o diretor da escola, o professor Edson Barros fosse forte e que todos estavam torcendo muito para a sua pronta recuperação.