USFs prorrogam horário de atendimento à população

Saúde
02/09/2014 08h44

O mês de setembro iniciou e junto com ele também foi iniciada uma nova medida da Secretaria Municipal de Saúde para garantir mais qualidade no atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF). A partir deste mês, seis postos de Aracaju terão o horário de atendimento prorrogado. Agora, as unidades dos bairros Japãozinho, Bugio, Santa Maria, Santos Dumont, Coroa do Meio e conjunto Augusto Franco darão expediente até as 20h.

Desde ontem a melhoria já está sendo observada e aprovada pela população. A USF Onésimo Pinto, localizada no conjunto Jardim Centenário, bairro Bugio, já recebeu pacientes e equilibrou o fluxo de atendimento. Segundo a gerente da unidade, Louise Barreto, a medida tem por objetivo dar mais comodidade aos cidadãos que procuram por atendimento. "Desta maneira, estaremos ampliando e dando celeridade aos atendimentos. Também poderemos encaixar com mais agilidade os exames e consultas", explica.

Quem abraçou a mudança foi a médica clínica Luciana Amaral. Na avaliação dela, o novo horário irá favorecer a população e compensar as demandas de atendimento. "Antes tínhamos que concentrar todo atendimento nos turnos da manhã e tarde. Creio que essa esticadela no expediente irá desafogar a quantidade de gente que espera por atendimento", destaca.

Quem necessitou procurar por atendimento após as 17h foi a dona de casa Quitéria Silva. Ela conta que uma das filhas teve uma crise asmática e que, ao saber da alteração do horário, preferiu recorrer ao atendimento USF a ter que ir a uma unidade de pronto atendimento. "Para mim é mais complicado levar ela para uma urgência. Aqui é mais próximo de casa. Não temos veículo próprio. Ir de ônibus no meio da noite com uma menina com cansaço é complicado", desabafa.

O porteiro Raimundo Oliveira avalia que a medida reduziu a necessidade de alterar a rotina dele para procurar atendimento médico. "Espero que sempre continue assim. Antes eu ficava dependendo de folga no trabalho para me consultar. Agora, posso vir me consultar após meu expediente de trabalho", fala.