Programa Academia na Cidade é homenageado na Câmara de Vereadores de Aracaju

Saúde
02/09/2014 15h49

Na tarde desta segunda-feira, 1º de setembro, na Câmara dos Vereadores de Aracaju, aconteceu a Sessão Especial em homenagem aos 10 anos de criação da Academia da Cidade, Programa da Saúde de Aracaju que visa a prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis, implantado em diversos bairros da capital. Na ocasião, diretores, coordenadores, professores e alunos fizeram parte da bancada destinadas aos vereadores e foram cumprimentados pelo Dia do Professor de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

A homenagem partiu do vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR) que, na ocasião, enfatizou a necessidade de levar ao conhecimento dos outros parlamentares, informações sobre a Academia da Cidade, mostrando a importância da mesmo. "Este projeto foi ampliado na atual gestão do prefeito João Alves Filho, através do Decreto nº 4497 de 13 de setembro de 2013 que normatizou o Programa. A academia vem passando por uma reestruturação sempre para melhorar a situação da saúde dos aracajuanos, principalmente os da terceira idade. Vamos discutir a possibilidade de um concurso público para valorizar também o professor de Educação Física", enfatizou o vereador que informou ainda que sua função será propor uma maior discussão dobre a desafetação de áreas para a criação de outros pólos da Academia da Cidade ou ampliação dos existentes.

A Academia da Cidade faz parte do Programa de Promoção à Saúde (que integra a Diretoria de Vigilância em Saúde, da Saúde de Aracaju). Para a diretora da Promoção à Saúde, Maria Antônia Maia d'Ávila, o convite foi recebido com muito orgulho. "Tivemos uma excelente oportunidade de divulgarmos a Academia da Cidade, mostrando o trabalho que desenvolvemos em 18 pólos, distribuídos em diversos bairros aracajuanos. Com as academias, nós enfatizamos a promoção à saúde, prevenindo doenças e reduzindo os efeitos de diversos males. Atualmente 72% dos óbitos que acontecem no Brasil são em decorrência de problemas crônicos não transmissíveis, principalmente os cardiovasculares", explicou Antônia.

Segundo o coordenador do programa Academia da Cidade, Olavo Cavalcanti, a Sessão Especial veio enfatizar a importância do trabalho desenvolvido nos bairros. "Essa visibilidade que estamos tendo aqui na Câmara dos Vereadores de Aracaju embasará o projeto para que o mesmo seja ampliado para outros bairros que ainda não foram contemplados. Divulgar as Academias da Cidade, que são gratuitas e acontecem pelas manhãs e tardes, é sempre motivo de enaltecer o trabalho dos nossos professores, estagiários e alunos", disse.

 Marília do Nascimento Feltrin, professora e coordenadora do Pólo do Orlando Dantas, revelou que a Academia da Cidade (que funciona na quadra da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), faz tanto sucesso que existe até lista de espera. "Temos atualmente cerca de 90 alunos por dia. Isso é muito bom, pois vemos a preocupação das pessoas em manter um estilo de vida saudável. Esta Sessão Especial veio brindar nosso trabalho diário com nossos alunos e nos deixou bastante orgulhosos", celebrou.

De acordo com Lais Conceição Martins Almeida, 75 anos, aluna do Pólo Dr. Costa Pinto, no bairro 13 de Julho, a importância de praticar uma atividade física precisa cada dia mais ser estimulada e aumentada para um número maior de pessoas. "Pratico esporte desde cedo e troquei a academia convencional pelas aulas ministradas na Academia da Cidade. Já recebi até prêmio por ser a aluna mais assídua do meu pólo e isso me motiva a acordar cedo todos os dias, preparar o café da manhã da minha família, e partir para meus exercícios. Sempre faço propaganda da Academia da Cidade e seus benefícios aos usuários. Muita gente pensa até que pago para participar, mas deixo bem claro se tratar de algo gratuito", informou.

Segundo Lupércio Santos, jornalista e chefe do cerimonial da Câmara dos Vereadores de Aracaju, participar da Academia da Cidade é motivo de orgulho. "É preciso parabenizar o prefeito João Alves por ter regularizado a situação da Academia da Cidade em Aracaju, o que possibilitará ganhos futuros ao programa. Posso falar como testemunha da qualidade do serviço, dos professores e práticas. Vejo que este programa precisa urgentemente ser estendido para outros bairros, pois tem valor preventivo para a saúde dos cidadãos, nos deixando mais ativos para enfrentarmos o trabalho cotidiano. Sou aluno há dois anos e desde quando conheci o programa que participo diariamente das atividades", enalteceu Lupércio, também aluno do Pólo Dr. Costa Pinto.