Saúde de Aracaju abre Posto de Vacinação contra o HPV no Shopping Jardins

Saúde
02/09/2014 17h08

Nos dias 6, 13 e 14 de setembro, a Saúde de Aracaju disponibilizará a segunda dose da vacina contra o HPV no Shopping Jardins. O posto de vacinação ficará a serviço da população das 10h às 22h e tem como objetivo facilitar ainda mais a distribuição das vacinas para as garotas entre 11 e 13 anos que já tomaram a primeira dose.

A diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, explica que além da distribuição no shopping, a vacina já começou a ser disponibilizada desde a última segunda-feira, 1º, em todas as Unidades de Saúde da Família. "Para as adolescentes que ainda faltam tomar a segunda dose da vacina, além das Unidades, elas podem ir ao Shopping Jardins munidas do cartão de vacinação. É essencial que as adolescentes e os responsáveis fiquem atentos para não deixar de proteger contra o HPV."

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Débora Moura, enfatiza a importância de cumprir o prazo entre uma dose e outra, mantendo o cartão de vacinas atualizado.  "A segunda dose é a que irá garantir que as adolescentes fiquem efetivamente protegidas contra as quatro variações do vírus que causam o HPV. Sem essa continuidade, a vacina não surtirá nenhum efeito", explica.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, na primeira etapa da vacinação 13.573 meninas foram imunizadas contra o HPV. Lembrando que as garotas que completaram 11 anos e/ou que ainda não receberam a primeira dose da vacina, podem também se dirigir aos postos de saúde para serem imunizadas.