Tarde de lazer e contação de histórias na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
04/09/2014 18h14

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade Aracaju (Funcaju), recebeu nessa quinta-feira, 04, mais uma edição do Projeto Arte, linguagem e Educação, desenvolvido há sete anos. Realizado através da parceria com a Universidade Federal de Sergipe. O evento contou com a presença das crianças do Colégio Unificado.

As alunas do terceiro período do curso Pedagogia da Universidade Fereral de Sergipe (UFS) voltaram às instalações da Biblioteca para colocar em prática, o que aprenderam na última oficina, ministrada por Ivani Braz. As universitárias escolheram um livro no encontro anterior, e neste, colocaram em prática as técnicas de contação de história a que foram ensinadas.

O projeto é realizado todos os semestres pela professora do Departamento de Educação da UFS, Verônica Reis. Tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura nas crianças. Antes de ser colocado na prática, o Projeto Arte e Linguagem e Educação, trabalha com o referencial teórico necessário, com a visita das alunas à Biblioteca.

A equipe formada pela aluna Weslayne Rezende escolheu o livro do gênero textual parlendas, chamado "Cadê", de autoria de Guto Lins, para encenar. "Resolvemos montar a história do livro, de uma maneira que possa entreter e distrais as crianças, cada integrante do grupo, irá atuar de uma maneira, que possamos reproduzir a mensagem que o livro tenta passar" comenta.

"Acredito que formando o professor, enquanto leitor e contador de histórias, eles irão transmitir cada vez mais, para as próximas gerações, o gosto pela leitura. Todos os períodos nós estamos aqui e realizamos a oficina de contação de histórias. Com a maior satisfação, voltamos para apresentar às crianças, tudo o que foi preparado pelas minhas alunas", afirma a professora Verônica.

Ivani Braz que é contadora de história da biblioteca Clodomir, fala que a atividade foi muito esperada. "Para mim é um motivo de muita alegria, porque a biblioteca tem sido uma grande parceira e estimuladora para aqueles que querem se tornar leitores e transmitir esse gosto tão maravilhoso para os alunos. Na verdade, sonho com um país de leitores. A Biblioteca está de parabéns por esse evento e pela parceria com a Universidade", conclui.