Projeto estimula usuários do SUS em Aracaju a perderem peso

Saúde
11/09/2014 13h44

Manter o peso ideal é um cuidado essencial para prevenção de diversas doenças, como as que atingem o coração, o Diabetes ou até mesmo distúrbios ligados à circulação. Há cinco meses, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF,) em parceria com equipes do Programa Saúde da Família (PSF) promovem o “Projeto Cuidando da Saúde na Medida Certa”. A iniciativa é voltada para usuários do SUS que apresentam excesso de peso ou mesmo estado de obesidade.

Por meio do projeto, que hoje conta com 30 inscritos, usuários recebem orientações sobre dieta alimentar passadas por uma nutricionista e participam de atividades com educadores físicos do Programa Academia da Cidade. No próximo dia 16 de setembro, às 14h, profissionais da Saúde e participantes vão se reunir na  Unidades de Saúde  da Família (USF) do conjunto Augusto Franco para comemorar os primeiros resultados do projeto. Na ocasião, o usuário com maior perda de peso será premiado.  

A nutricionista no NASF, Gabriela Marsiglia, foi uma das profissionais do Município envolvidas na criação do projeto. Conforme a nutricionista, a ação foi iniciada após equipes da Saúde de Aracaju constatarem a existência de grande número de pessoas obesas morando no conjunto Augusto Franco, que procuravam a Unidade de Saúde com frequência em busca de ajuda. “Resolvemos reunir todos os usuários e fazer um grupo ofertando encontros semanais, atendimento individual, orientações dietéticas, além da avaliação nutricional. A ideia foi justamente atuar nos eixos prioritários do NASF que são atividades de prevenção e promoção da saúde”, disse.

Gabriela Marsiglia explica que cada participante do Projeto Cuidando da Saúde na Medida Certa é pesado semanalmente e mensalmente tem o índice de massa corporal avaliado.  “A dieta alimentar repassada para o usuário é planejada, levando em consideração o poder aquisitivo e a renda da pessoa para que não haja descontinuidade na adoção de uma alimentação mais equilibrada e rica em vitaminas, fibras e nutrientes essenciais para o organismo”, afirma a nutricionista, explicando que todos, independente de classe social podem adotar uma alimentação mais saudável.

Além de ser realizado na USF do Augusto Franco, o projeto também acontece na Unidade de Saúde da Família Antônio Alves, localizada no bairro Atalaia.