Coordenadores pedagógicos de 22 escolas da rede pública municipal de ensino de Aracaju estiveram reunidos no auditório de Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Costa Melo para avaliar, discutir e propor, se necessário, melhorias para os programas do Alfa e Beto, um dos pilares para o bom desempenho da capital sergipana na avaliação 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A secretária Municipal da Educação, Márcia Valéria Lira Santana, esteve presente a reunião, e na oportunidade, agradeceu e parabenizou a todos pela contribuição no avanço que o município teve na avaliação do IDEB, passando de 3.6 pontos em 2011 para 4.1 em 2013, e observou, que o referido índice não deve ser visto meramente como um ranking para disputa entre as cidades brasileiras.
"No município de Aracaju, o mais importante é a aprendizagem do aluno, e é por esse objetivo que estamos aqui. O foco e princípio é a aprendizagem, principalmente com metodologia", salientou a secretária, ressaltando, que as escolas da rede têm metas que precisam ser aplicadas para que esse objetivo seja de fato alcançado.
"É por meio do IDEB, um índice nacional, que se mostra a realidade das escolas do ensino básco, por isso mesmo, por exemplo, estamos valorizando os profissionais da educação, contratando professores substitutos e implantando o Ensino Estruturado, entre outras iniciativas, justamente para que as crianças posam aprender a ler", enfatizou.
Márcia Valéria chamou a atenção para o fato de que todos os educadores da rede municipal são promotores da educação, do conhecimento e da aprendizagem. "Devemos mostrar nossa capacidade de superação. E estamos a caminho ao atingir 4.1 pontos no IDEB quando a meta projetada pelo MEC em 2013 era 4.0", concluiu.
Objetivo da reunião
O coordenador técnico do Instituto Alfa e Beto, Robério Dias, disse que a reunião é mensal e tinha por finalidade analisar e discutir os dados dos programas do instituto implantados na rede municipal de ensino de Aracaju. "Nessa análise vamos avaliar o andamento e ritmo dos programas, bem como, a frequência dos alunos e o desempenho deles nos testes que são feitos a cada dois meses", explicou.
Como o Alfa e Beto faz parte do Ensino Estruturado da rede municipal, Robério Dias salientou que o mesmo propõe que as referidas reuniões sejam realizadas mensalmente para que possam ser superados os desafios dos programas que estão presentes no ensino pré-escolar e no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, através de materiais didáticos e supervisão feita pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Sobre o reconhecimento do IDEB 2013 ao crescimento da qualidade do Ensino Básico de Aracaju que subiu de 3.6 para 4.1 pontos ficando em segundo lugar atrás apenas de Rio Branco (AC), o coordenador técnico do Alfa e Beto disse que a capital sergipana vive um momento bom ao colher os bons resultados. "Todos na Semed estão comprometidos em melhorar cada vez mais o ensino no município", concluiu.
A coordenadora executiva do Programa de Ensino Estruturado da Semed, professora Tânia Leite, destacou que os coordenadores pedagógicos das 22 unidades de ensino de Aracaju presentes a reunião estavam, de fato, empenhados em contribuir para ajustar os programas visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino da rede municipal.