Coordenadores pedagógicos avaliam programas do Projeto Alfa e Beto na rede municipal de ensino

Educação
11/09/2014 14h44

Coordenadores pedagógicos de 22 escolas da rede pública municipal de ensino de Aracaju estiveram reunidos no auditório de Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Costa Melo para avaliar, discutir e propor, se necessário, melhorias para os programas do Alfa e Beto, um dos pilares para o bom desempenho da capital sergipana na avaliação 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A secretária Municipal da Educação, Márcia Valéria Lira Santana, esteve presente a reunião, e na oportunidade, agradeceu e parabenizou a todos pela contribuição no avanço que o município teve na avaliação do IDEB, passando de 3.6 pontos em 2011 para 4.1 em 2013, e observou, que o referido índice não deve ser visto meramente como um ranking para disputa entre as cidades brasileiras.

"No município de Aracaju, o mais importante é a aprendizagem do aluno, e é por esse objetivo que estamos aqui. O foco e princípio é a aprendizagem, principalmente com metodologia", salientou a secretária, ressaltando, que as escolas da rede têm metas que precisam ser aplicadas para que esse objetivo seja de fato alcançado.

"É por meio do IDEB, um índice nacional, que se mostra a realidade das escolas do ensino básco, por isso mesmo, por exemplo, estamos valorizando os profissionais da educação, contratando professores substitutos e implantando o Ensino Estruturado, entre outras iniciativas, justamente para que as crianças posam aprender a ler", enfatizou.

Márcia Valéria chamou a atenção para o fato de que todos os educadores da rede municipal são promotores da educação, do conhecimento e da aprendizagem. "Devemos mostrar nossa capacidade de superação. E estamos a caminho ao atingir 4.1 pontos no IDEB quando a meta projetada pelo MEC  em 2013 era 4.0", concluiu.

Objetivo da reunião

O coordenador técnico do Instituto Alfa e Beto, Robério Dias, disse que a reunião é mensal e tinha por finalidade analisar e discutir os dados dos programas do instituto implantados na rede municipal de ensino de Aracaju. "Nessa análise vamos avaliar o andamento e ritmo dos programas, bem como, a frequência dos alunos e o desempenho deles nos testes que são feitos a cada dois meses", explicou.

Como o Alfa e Beto faz parte do Ensino Estruturado da rede municipal, Robério Dias salientou que o mesmo propõe que as referidas reuniões sejam realizadas mensalmente para que possam ser superados os desafios dos programas que estão presentes no ensino pré-escolar e no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, através de materiais didáticos e supervisão feita pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Sobre o reconhecimento do IDEB 2013 ao crescimento da qualidade do Ensino Básico de Aracaju que subiu de 3.6 para 4.1 pontos ficando em segundo lugar atrás apenas de Rio Branco (AC), o coordenador técnico do Alfa e Beto disse que a capital sergipana vive um momento bom ao colher os bons resultados. "Todos na Semed estão comprometidos em melhorar cada vez mais o ensino no município", concluiu.

A coordenadora executiva do Programa de Ensino Estruturado da Semed, professora Tânia Leite, destacou que os coordenadores pedagógicos das 22 unidades de ensino de Aracaju presentes a reunião estavam, de fato,  empenhados em contribuir para ajustar os programas visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino da rede municipal.