Formatura do Pronatec alça novos profissionais ao mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
11/09/2014 15h06

Dez turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram notabilizadas com uma cerimônia de formatura na tarde desta quarta-feira, 10. Do total, três delas pertenciam ao curso de Arrumador e Conferente de Cargas e as outras sete ao curso de Cobrador de Ônibus Coletivo Urbano. A partir da mobilização da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), mais de 300 vagas foram ofertadas através do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

O vice-presidente da Fundat, Robert Willyam, compareceu ao evento e enalteceu os esforços somados em prol da qualificação dos aracajuanos. "O Pronatec é prioridade na gestão municipal. Parabéns aos formandos por estarem usufruindo de uma grande oportunidade que a Prefeitura e o Sest/Senat oferecem a vocês", destacou Robert, ressaltando que a Fundat também dispõe da Agência do Trabalhador, e que os formandos já podem procurar o setor em busca de um encaminhamento ao mercado de trabalho na área em que se capacitaram.

Juntamente com o vice-presidente da fundação, a gerente do Pronatec na Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Tânia Bonfim, e a diretora da unidade do Sest/Senat de Aracaju, Danielle Queiroz, entregaram os certificados de conclusão aos alunos. "A Fundat, desde o primeiro momento, foi uma parceira fundamental para estarmos aqui. Sem ela e a Semfas, isso não seria possível", enfatizou Danielle.

Novos rumos

Pela segunda vez em um curso do Pronatec, Marinildes Santos optou desta vez pelo de Cobrador de Ônibus Coletivo Urbano - antes, havia feito o de Auxiliar de Recursos Humanos, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "A sensação é maravilhosa. É mais um curso em meu currículo. É o jeito de sair da rotina e ver se, com esse curso, consigo trabalhar em algum lugar", anseia Marinildes.

Por outro lado, Sávio Matheus da Silva, de 18 anos, estreou no Pronatec no curso de Arrumador e Conferente de Cargas. "Escolhi fazer este porque pode me ajudar a arrumar um emprego", acredita o jovem, que já trabalhou numa rede de supermercados e enxerga a certificação como um impulso na vida profissional. "Estou aprendendo uma coisa nova. É uma felicidade".