Professores participam de encerramento de curso sobre a Educação Infantil

Educação
12/09/2014 11h37

Na última quinta-feira, 11, professores da rede municipal participaram do encerramento do curso Saberes e Práticas da Educação Infantil. O evento foi realizado no auditório da Escola de Ensino Fundamental Costa Melo. As atividades foram desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Tivemos a participação de 50 professores, que ao longo dos encontros presenciais debateram as novidades e os desafios no ensino para as crianças", destacou Maria José Barreto Alves.

"A ideia é fomentar o conhecimento na área da educação infantil, ampliando as ações pedagógicas desses professores. Um dos focos do curso foi abordar também a educação inclusiva", acrescentou Maria José, que ao lado de Jailma Resende, é responsável pela Coordenadoria de Educação Especial e Educação Infantil, setor ligado ao Departamento de Educação Básica (DEB/Semed).

A professora Ana Azevedo, coordenadora do projeto de extensão Saberes e Práticas da Educação Infantil, que é ligado à Universidade Federal de Sergipe, falou sobre a importância da parceria com a Secretaria Municipal da Educação. "Nós buscamos trabalhar com a teoria, estudando e aprimorando cada vez mais a educação com a pesquisa. Essa parceria com a Semed é fundamental para dar sentido ao que fazemos e mais ainda porque oferece uma formação continuada aos professores participantes", registrou.

O curso foi formado por oficinas, palestras e mesas-redondas, com a carga de 40 horas. "A participação dos professores foi incrível. Eles produziram, apresentaram novas perspectivas e o resultado de tudo isso é a melhoria da educação. A ideia foi justamente transformar o profissional e despertar nele uma maneira de repensar a própria prática pedagógica", finalizou a professora Ana Azevedo.