Secretaria Municipal de Saúde atuará na Semana Nacional do Trânsito

Saúde
12/09/2014 18h56

A Saúde de Aracaju vai participar das ações da Semana Nacional do Trânsito, que começa no próximo dia 18 de setembro. A ação acontecerá por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da Saúde de Aracaju (Nupeva), que exerce uma parceria permanente com o projeto Vidas no Trânsito, patrocinado pelo Ministério da Saúde, somado com órgãos responsáveis pelo trânsito, para desenvolver ações que visem diminuir os acidentes nas vias públicas.

Segundo a técnica do Nupeva, Lijane Oliveira, a Campanha é uma oportunidade de enfatizar essa conscientização no trânsito. “Todas as ações desenvolvidas no decorrer dessa Semana do Trânsito complementam as ações que já realizamos no decorrer do ano,  principalmente com relação ao uso do álcool e respeito ao pedestre, além de  conscientizar os usuários a utilizarem as faixas de pedestres”, destacou.

Lijane ainda chama atenção para o envolvimento da Secretaria de Saúde de Aracaju nesta ação. “Vivemos hoje um momento de epidemia em relação à acidentes de trânsito e isso causa um impacto direto na saúde, pois aumenta os gastos com materiais hospitalares, além da maior ocupação de leitos. Um problema que pode ser evitado se houver conscientização tanto por parte dos condutores quanto dos pedestres”, disse.

Em 2014, com o tema “Cidade Para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Campanha chega à sua 10ª edição ampliando o leque de assuntos que serão discutidos. A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, faz referência à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres.

A Campanha deve seguir até o dia 25 do mesmo mês. Confira a programação clicando aqui.