Guarda promove competição de natação no Desafio do Centro de Treinamento

Guarda Municipal
13/09/2014 10h40

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou na tarde desta sexta-feira, 12, a competição de natação, uma das modalidades do Desafio do CT/GMA - Centro de Treinamento, evento promovido em comemoração ao aniversário da unidade. As provas ocorreram na piscina semiolímpica do local e reuniu mais de 40 atletas da própria GMA e de outros órgãos, como a Secretarias Municipais da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), do Meio Ambiente (Sema), SMTT, Corpo de Bombeiros, entre outros.

A secretária Geolize Teles fez a abertura da competição, agradecendo a participação de todos, destacando que a GMA vem conquistando um espaço de relevância na sociedade aracajuana, graças ao empenho de cada guarda municipal (GM). "Nós, eu e os diretores da GMA, estamos para apoiá-los e incentivá-los a seguir em frente, no intuito de que a Guarda se estabeleça como referência ao povo de Aracaju. A Guarda não vai retroceder, porque o povo não vai deixar, pois o que o aracajuano quer é esta Guarda que atende ao cidadão. Quanto ao CT/GMA, ele representa a capacidade dos guardas em empreender, pois eles acreditaram que era possível fazer e fizeram. Mas o trabalho não acaba aqui, há muito o que se fazer ainda e crescer", declarou.

A competição foi realizada através de baterias das categorias masculino e feminino, com provas de 25 e 50 metros livres, seguidas de uma final com os cinco melhores tempos. Por fim, houve o revezamento 4x25m. De acordo com um dos organizadores do evento, o GM e professor Alexsandro XX, o foco deste evento foi estimular a participação dos alunos de natação do CT/GMA e  também do público externo , adotando-se apenas o estilo livre e duas categorias.

"Estou feliz por meus alunos estarem aqui, que perceberam o bom desempenho nas provas e que para o próximo ano deverão se preparar ainda mais. Esse evento veio para ficar no calendário das atividades esportivas de Aracaju e o CT/GMA não deixou nada a desejar. Percebemos que existe uma necessidade muito grande de competições como estas na capital. Por isso, a nossa expectativa é ampliar o evento no próximo ano, definindo mais categorias com intuito de abranger mais atletas. Além disso, pretendemos fazer um evento já no próximo verão almejando um público maior", adiantou Alexsandro.

Todos os participantes ganharam medalhas de participação e os primeiros colocados receberam ainda brindes. O GM Ramon Rondrigues foi campeão nos 25m, segundo colocado nos 50m e primeiro no revezamento. Ele destacou a importância deste tipo de competição. "´É muito importante a promoção de eventos como esse, ligado ao esporte, porque proporciona o crescimento da instituição e dos membros. O CT/GMA estimula os guardas municipais à prática de atividades físicas, melhorando a união entre os companheiros e a integração com pessoas de outras instituições", apontou.

A GM Kátia Cristina, segundo lugar nos 25 e 50m, também aprovou a iniciativa. Espero que ações como essas continuem, porque isso só faz incentivar a gente a participar de atividades físicas, sendo uma forma do guarda sair da tensão do dia a dia, em que estamos sempre preparados para o pior. Quando chegamos aqui no CT/GMA, a gente se desestressa. A organização do evento foi impecável, mostrou o clima de família da Guarda Municipal. Todo mundo veio não para competir, mas para se divertir. E todos se divertiram e ganharam", observou.

Corrida e Jiu-Jitsu

No sábado, 13, data oficial do aniversário do CT/GMA, ocorrerá às 7h da manhã a corrida rústica de 6km, com largada no Parque da Sementeira, reunindo 150 corredores. Em seguida, na quadra do CT/GMA, às 10h iniciam os confrontos do campeonato de jiu-jitsu, com praticantes de diversas academias da capital.