Moradores aprovam mudança de circulação na Atalaia

Transporte e Trânsito
15/09/2014 15h19

Já nas primeiras horas de desta segunda-feira, 15, moradores do bairro Atalaia, perceberam melhorias no fluxo das principais vias, após mudança de circulação realizada pela SMTT. Isso porque hoje passou a vigorar o sistema binário nas ruas paralelas e perpendiculares à av. Santos Dumont, implantado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania.

Logo no início da manhã, supervisores e agentes de trânsito começaram a operar nos cruzamentos onde os acidentes de trânsito eram constantes. Durante a primeira quinzena após as alterações, 16 postos com presença ostensiva dos agentes de trânsito, funcionaram diariamente com orientação aos condutores e moradores da Atalaia. Além disso, 277 placas de sinalização foram instaladas em todo o bairro.

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, o crescimento populacional na região contribuiu para o aumento do trânsito nas vias que antes eram mais tranquilas, por isso, a SMTT efetuou a mudança. "O fluxo de veículos tem aumentado com o ‘boom' imobiliário na Atalaia, muitos prédios chegando, consequentemente, mais pessoas circulando por lá. Antecipamos as ações de segurança no trânsito. No caso específico da Atalaia, aquelas vias são bastante conflituosas. Há um índice de acidentes considerável naqueles cruzamentos", afirmou.

Moradora da rua Arício Guimarães Fortes, Andrea Souza viu vários acidentes acontecerem no cruzamento com a rua François Hold, prejudicando os muros das casas de esquina. "Alguns vizinhos precisaram reconstruir os muros por conta dos acidentes. A gente já viu muitos acidentes aqui na Atalaia. Acho que essa mudança vai melhorar e muito aqui", disse. Ela ainda falou sobre a importância dos próprios moradores conhecerem as mudanças. "Eu e meu marido, por exemplo, desde que vimos as novas placas, dirigimos seguindo elas", contou.

O superintendente da SMTT, reforça que o bairro recebeu novas placas de sinalização viária vertical, desde as proximidades do Terminal de Integração da Zona Sul, na av Rotary e avenida poeta Vinícius de Moraes até a avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia, até a rua Deputado Clóvis Rollemberg, na lateral do antigo Hotel Parque dos Coqueiros. "Toda a sinalização foi revitalizada com o sistema de binários, porque ele tende a facilitar o fluxo de veículos na via e, consequentemente, reduzir o número de acidentes. Com essa sinalização, esperamos que a população obedeça a ela e nos ajude a diminuir essas trágicas ocorrências", concluiu Nelson.

Mudança

Paralelas à av. Santos Dumont, as ruas Niceu Dantas, Francisco Rabelo Leite Neto, João Nunes de Andrade e Arício Guimarães Fortes passam a ter sentido único de circulação, assim como as ruas perpendiculares, Durval Maynard, Juiz Moacir Sobral, Napoleão Dórea, François Hold e Dr. Bráulio Costa. As demais ruas permanecem com sentido duplo de circulação.

As alterações visam melhorar o fluxo, transformando as ruas mais movimentadas da Atalaia em vias de sentido único e formando o sistema binário no bairro, contribuindo, inclusive, com a diminuição de acidentes nos principais cruzamentos.