CCZ de Aracaju inicia vacinação contra Raiva na Zona de Expansão

Saúde
15/09/2014 15h41

Na manhã desta segunda-feira, 15, moradores do povoado Aloque e do bairro Santa Maria, situados na Zona de Expansão, receberam visitas domiciliares de agentes do Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju, realizando a aplicação da vacina contra raiva em cães e gatos.

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica foi aberta no Município e, neste ano, durante os primeiros dias de atividade, a vacina que é gratuita está sendo aplicada de forma itinerante: nos dias 15,16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro, agentes do CCZ atuarão em localidades mais distantes e de difícil acesso na Capital.  

As equipes visitarão casas, sítios e chácaras localizadas na zona de Zona de Expansão (medições dos povoados Aloque, Robalo, Guaxuma, Aroeira, Gameleira, Várzea Grande e Zenza), além dos Loteamentos: Parques dos Coqueirais (região do Sítio Terêncio), bares da Rodovia Sarney e os limites do bairro Santa Maria (sítios do caminho da Lixeira e Morro do Avião, divisa com São Cristóvão). Confira o cronograma de atuação das equipes através do link http://www.aracaju.se.gov.br/pdf/campanha-vacinacao-antirrabica.pdf.  

Já nos dias 20 e 27 de setembro e 11 de outubro, o CCZ montará postos fixos de vacinação nos bairros para que a população leve seus bichos de estimação para tomar a dose da vacina. Devem receber a vacina todos os cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).

Quem mora nas áreas distantes e já apresentou o animal de estimação para receber a vacina elogia o atendimento prestado pelos agentes. Este é o caso da moradora do povoado Aloque, Marleide dos Santos, que trabalha como babá, e fez questão de apresentar a cadela de estimação, chamada de Pretinha, para ser vacinada.

"Achei excelente a iniciativa da Prefeitura de Aracaju porque estamos a muitos quilômetros de distância das praças e postos onde acontece a vacinação, com esse atendimento itinerante ficou mais fácil. Vejo que prevenir a raiva é fundamental, até porque a doença pode contaminar pessoas. É importante manter os bichos vacinados, pois aqui no povoado temos muitas crianças que adoram brincar com os nossos cães e gatos", disse.

A dona de casa Simara Ferreira dos Santos cria gatos e cachorros e também colaborou apresentando bichos para serem vacinados. "Achei muito boa a atenção dada pelos agentes, Foram cuidadosos, nos orientando a segurar corretamente o animal para acalmá-lo no momento da vacina", pontuou.   

A coordenadora do CCZ, Cristiane Remigio Valério, reforça que a meta do Município de Aracaju é vacinar 44 mil cães e 13 mil gatos. "A raiva pode ser transmitida do animal para o homem através da mordida do cão ou gato doente. Prevenir é essencial para garantir a saúde dos bichos e proteger a saúde das pessoas", disse.

Em breve, a Saúde de Aracaju vai divulgar as listas de postos fixos de vacinação contra raiva que serão montados em diversos bairros entre os 20 e 27 de setembro e 11 de outubro.