EMEF Alcebíades Vilas Boas é destaque no IDEB

Educação
15/09/2014 15h05

Participação de todos no processo de alfabetização. Assim é definido pela direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Alcebíades Vilas Boas a nota 4,5 obtida em 2013 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do MEC. A unidade de ensino superou a meta de 4,0 avançando 0,6 em relação de 2011.

O coordenador pedagógico, Tenisson Costa de Jesus, disse que o bom desempenho no IDEB, entre as escolas da rede municipal de Aracaju, deve-se principalmente aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no processo de alfabetização dos alunos. Aliado a esse fator, ele destacou também o avanço com a implantação do Ensino Estruturado.

"Foi uma contribuição que veio com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), na pessoa da secretária Márcia Valéria, e de toda gestão e professores da escola. É um resultado que vem sendo trabalho na gestão anterior da escola, de professora Cristina", avaliou.

Tenisson Costa ressaltou que agora o objetivo da escola é melhorar o IDEB de 2015 e atingir a média de 6,0 estabelecida pelo MEC. Ele destacou que, entre os programas utilizados na alfabetização dos alunos, além do Ensino Estruturado, a unidade de ensino se prepara para utilizar mais uma ferramenta,  o "Mais Educação" e professores de reforço escolar para realizar o plantão de alfabetização.

Com 529 alunos matriculados este ano nos três turnos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o coordenador pedagógico lembrou que será implantado na EMEF Alcebíades Vilas Boas o programa "Aceleração 2". Ele destacou que a escola coloca à disposição dos alunos um laboratório de informática e uma biblioteca com acervo diversificado.

O atendimento na escola é outro fator que Tenisson Costa atribui para alcançar o bom desempenho no IDEB. "Enfim, destacou o empenho de todos os que fazem a EMEF Alcebíades Vilas Boas, professores, pais, funcionários,  sem distinção de cargos e funções. O mérito é de todos nós", concluiu.