Parceria entre Fundat e Sesi profissionaliza jovens do Projeto ViraVida

Formação para o Trabalho
15/09/2014 17h05

Um passo em direção à capacitação profissional de jovens do Projeto ViraVida. Este foi o resultado da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Atualmente, duas turmas do curso de Operador de Microcomputador seguem em andamento, manhã e tarde. As aulas, que acontecem no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), iniciaram em julho e vão até o mês de outubro.

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o Projeto ViraVida apoia adolescentes e jovens vítimas de violência sexual, por meio de diversas atividades ligadas ao bem-estar psicológico, social e profissional, garantindo os direitos e elevando a autoestima. Os cursos oferecidos são voltados à educação básica e profissionalizante e executados em parceria com as instituições do Sistema ‘S'.

Por meio de várias disciplinas ministradas, como Sistema Operacional e Ferramentas da Internet, os alunos puderam destrinchar cada ramo da área. "No Senai, estamos moldando eles para o mercado de trabalho. No início, houve um bloqueio com a máquina, mas passaram os dias e eles se adaptaram", diz Wallace Oliveira, instrutor do curso, ressaltando que esta é uma oportunidade de interação social aliada à educação profissional.

Vidas alcançadas

Antes de entrar no curso, T.S, de 19 anos, já sabia mexer no computador. No entanto, o aprendizado adquirido em sala de aula tornou o seu conhecimento mais avançado. "O projeto é legal demais, ele abre oportunidades e não deixa a gente dispersar. Ocupamos o tempo com coisas úteis", conta a aluna, que deseja prestar vestibular para Engenharia Civil.

"Eu adoro porque dá muitas oportunidades. Fazendo esse curso, me qualifico [sic] para o mercado de trabalho", acrescenta H.C, de 18 anos, estudante do ensino médio. Já para C. M, de 16 anos, que sonha em cursar Jornalismo, o projeto trouxe uma melhoria de vida. "Tem me ajudado bastante e aberto possibilidades", avalia o aluno.

A coordenadora do curso, Samila Soares enfatiza a contribuição do ViraVida para a formação de vida de cada jovem alcançado. "É uma possibilidade de criar novas perspectivas de construção da rotina deles e eles abraçaram essa oportunidade como se talvez fosse a única", relata a coordenadora.